Thom Yorke, vocalista do Radiohead, exibe obras feitas em parceria com Stanley Donwood, responsável pela arte da capa capa do EP “My Iron Lung”
Redação Culturize-se
Novas pinturas do músico Thom Yorke, vocalista da banda de rock inglesa Radiohead, estarão em exposição na galeria de arte Tin Man em Londres, entre 6 e 10 de setembro. As obras foram produzidas em colaboração com o artista Stanley Donwood, um colaborador de longa data desde que ele criou a arte da capa do EP “My Iron Lung” da banda em 1994.
Para Yorke, a experiência de criar as obras foi reminiscente de seu processo como músico. “Foi isso que achei incrivelmente empolgante”, disse ele. “Fiquei tão consciente de que os dois processos são quase exatamente iguais”.
Donwood e Yorke se conheceram enquanto eram estudantes de arte. “Eu pensei que ou iria acabar realmente não gostando dessa pessoa, ou trabalhando com ele pelo resto da minha vida”, já disse Yorke no passado. Desde 1994, Donwood criou todas as capas de álbuns e materiais promocionais do Radiohead. Em 2021, ele vendeu alguns de seus projetos de capas prospectivas, que nunca foram usados, na Christie’s.
Yorke e Donwood começaram a fazer arte juntos há alguns anos. Alguns esforços iniciais foram apresentados na exposição digital “KID A MNESIA EXHIBITION” que acompanhou o lançamento do álbum triplo do Radiohead com o mesmo nome, que combinou os álbuns “Kid A” (2000) e “Amnesiac” (2001) com material inédito.
Para esta última exposição, “The Crow Flies Part One”, a dupla trabalhou lado a lado na mesma tela em um pequeno estúdio. Além de criar a arte do álbum “A Light for Attracting Attention” de 2022, que marcou a estreia da nova banda de Yorke, The Smile, eles produziram mais de 20 pinturas adicionais que agora estão sendo reveladas ao público pela primeira vez.
Os fãs de longa data das interpretações artísticas de Donwood da música de Yorke encontrarão as paisagens estranhas e estilizadas familiares. Neste caso, formas abstratas e ondulantes foram sobrepostas a desenhos intrincados, semelhantes a mapas. Mantendo a ideia de usar mapas antigos como inspiração, as obras são feitas em vitela ou pele de bezerro.