Search
Close this search box.

Exposição de Banksy bate recordes na Escócia e emula mistério do artista sobre próximo destino

Redação Culturize-se

Banksy pode não ter tido uma exposição solo autorizada em 14 anos, mas isso parece ter estimulado a demanda por sua recente exibição na Galeria de Arte Moderna de Glasgow (GoMA), que estabeleceu recordes de público para a instituição, com 180.000 visitantes durante as 10 semanas de duração da mostra.

Intitulada “Banksy: Cut and Run”, a exposição impôs uma rigorosa regra de não fotografar — todos os celulares tiveram que ser guardados em bolsas trancadas, a pedido do artista de rua britânico anônimo. Mas isso aparentemente não diminuiu o entusiasmo dos visitantes do museu, que incluíram o ator Johnny Depp e Jarvis Cocker, da banda Pulp, de acordo com o Scotland Herald.

Arte de Banksy
A peça original em estêncil de “Girl With Balloon” de Banksy, que de forma infame se desfez após ser vendida em leilão na Sotheby’s de Londres, está em exibição em “Banksy: Cut and Run” na Galeria de Arte Moderna de Glasgow | Foto: Getty

“‘Cut and Run’ recebeu um público novo e diversificado, desde alunos do ensino fundamental até octogenários, de todas as áreas da sociedade e de todos os cantos do mundo”, disse o diretor da GoMA, Gareth James, em um comunicado, conforme relatado pelo Independent, observando que a instituição teve que implementar horários noturnos para atender à demanda do público. “Todos os dias abrimos nossas portas para filas de centenas de pessoas esperando por ingressos na hora.”

Foi a primeira vez que o museu cobrou entrada para uma exposição. A mostra, que apresentou uma retrospectiva aprofundada dos 25 anos de carreira de Banksy, incluiu uma réplica do local de trabalho do artista, uma grande seleção de seus estênceis e todos os detalhes dos bastidores sobre como ele fez “Love is in the Bin” se autodestruir de forma infame após ser vendida por US$ 1,3 milhão na Sotheby’s de Londres.

Banksy atualizou o site oficial da mostra para solicitar ideias sobre onde apresentá-la a seguir. “Queremos levar esta exposição em turnê, mas não temos ideia de onde ir a seguir. Você tem?” perguntou o site.

O artista está incentivando as pessoas a enviarem suas sugestões para a turnê da exposição para [email protected], preferencialmente com local específico em mente, não apenas um país ou cidade, bem como fotografias do espaço.

Deixe um comentário

Posts Recentes