Redação Culturize-se
No próximo dia 12 de setembro, a aguardada revelação do iPhone 15 está programada para ocorrer a partir das 14h, no horário de Brasília. A Apple iniciou o envio de convites aos membros da imprensa nesta terça-feira (29), anunciando o evento intitulado “Wonderlust”, que promete apresentar detalhes sobre o novo dispositivo móvel e será transmitido online no canal do YouTube da empresa. Vale mencionar que esta apresentação será pré-gravada e transmitida a partir do Steve Jobs Theater, localizado em Cupertino, Califórnia. Adicionalmente, aguardam-se os lançamentos dos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, bem como do Apple Watch 9 e uma nova iteração do Apple Watch Ultra.
No que tange às inovações do novo dispositivo celular da Apple, a maior alteração será a adoção da porta USB-C em substituição à tradicional porta Lightning, em resposta a uma exigência da União Europeia que visa padronizar os conectores de carregamento de dispositivos móveis em toda a região. Os rumores indicam que os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus manterão as dimensões de tela de 6,1 e 6,7 polegadas, em consonância com a geração anterior. No entanto, as versões Pro e Pro Max podem transitar das bordas de aço inoxidável para molduras em titânio.
Em relação à categoria Pro, antevê-se a introdução do primeiro processador Apple de 3 nm, o A17, como inovação proeminente. Além disso, uma mudança substancial pode ocorrer na forma de um botão de ação substituindo o controle físico de volume, em uma proposta similar ao botão de ação presente no Apple Watch Ultra. No que se refere à câmera, a maior transformação é prevista para o iPhone 15 Pro Max, que poderá adotar uma lente periscópica, uma característica já comum em dispositivos concorrentes, como o Galaxy S23 Ultra da Samsung. A finalidade é aprimorar o zoom óptico para até seis vezes, dobrando a capacidade presente nos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.
Estimar preços para os próximos dispositivos Apple no Brasil é uma tarefa quase inócua. No exterior, as especulações sugerem que os preços da linha principal devem permanecer em conformidade aos valores do iPhone 14, enquanto as versões Pro podem apresentar um aumento, começando em US$ 1.099, um acréscimo de US$ 100 em relação ao iPhone 14 Pro. No mercado brasileiro, o iPhone 14 Pro atualmente possui um preço oficial de R$ 9.499.
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Embelezando o iPad
Simultaneamente, após anos de relativa estagnação, a Apple demonstra um compromisso renovado em revitalizar o interesse em seu iPad Pro. A próxima versão, que tem previsão de lançamento para 2024, pode representar a primeira mudança significativa no design e no desempenho da linha em cinco anos, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg.
Os próximos modelos podem ser equipados com os chips M3, a próxima geração dos processadores da Apple, prometendo um notável aumento de desempenho em relação aos modelos atuais, que fazem uso do chip M2, o mais recente da marca. Além disso, uma transição relevante pode ser observada com a adoção de telas OLED, marcando a primeira vez que essa tecnologia será incorporada à linha, trazendo melhorias significativas no brilho, qualidade de cores e detalhes das imagens.
Outra alteração potencial reside na substituição da traseira de alumínio pela traseira de vidro. Adicionalmente, a linha de iPads Pro pode expandir-se, com modelos mais amplos que podem atingir telas de 16 polegadas, em alinhamento com as dimensões de alguns MacBooks da marca. Paralelamente, a Apple pode aproveitar o lançamento do novo iPad Pro para introduzir uma versão atualizada do Magic Keyboard, uma capa teclado já conhecida, cujas alterações específicas ainda não foram divulgadas, mas que se espera que sejam significativas, possivelmente incluindo uma revisão do design e um aumento no tamanho do trackpad.
Essas transformações são claramente destinadas a revitalizar o interesse pelo iPad, cujas vendas estagnaram nos últimos anos devido à falta de novidades e à crescente confusão do consumidor diante da profusão de modelos semelhantes. Apesar de ter sido anteriormente considerado como um potencial sucessor da linha de computadores Mac, a receita do iPad agora é a menor entre os principais produtos da Apple. As vendas do iPad diminuíram para níveis não vistos desde o início da pandemia em 2020, com uma queda de 17% nos envios ao varejo no segundo trimestre de 2023, de acordo com dados da consultoria IDC. A Apple ainda lidera o mercado de tablets, detendo 37% das remessas no último trimestre, mas concorrentes como Samsung e Lenovo também têm enfrentado dificuldades nesse setor.
Embora a data de lançamento do novo iPad Pro ainda não tenha sido confirmada, há a possibilidade de que o dispositivo seja anunciado durante o próximo evento da Apple.