A Bienal do Livro acontece entre os dias 1º e 10 de setembro e tem nas experiências com o público o seu principal norte para 2023. Fique por dentro dos destaques do evento
Redação Culturize-se
A Bienal do Livro Rio, em sua edição comemorativa de 40 anos, está prestes a proporcionar experiências diversas e interativas ao público. Realizado pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), este festival cultural vai reunir uma ampla gama de autores e personalidades em uma programação que se estende por dez dias, de 1º a 10 de setembro, no Riocentro, Barra da Tijuca, com a expectativa de atrair cerca de 600 mil visitantes.
Ao longo de quatro décadas, a Bienal do Livro Rio evoluiu consideravelmente, expandindo-se além da mera exposição de livros. Hoje, ela se destaca como um festival que abraça a cultura e o entretenimento em todas as suas formas, conectando os amantes de histórias e explorando a interseção das narrativas literárias com o mundo do cinema, séries, músicas e teatro.
Novidades da edição comemorativa
Neste ano especial, a Bienal apresenta novos formatos de programação, incluindo “Em Primeira Pessoa” e “Páginas no Palco”, que visam enriquecer a experiência dos participantes. Além disso, um espaço chamado “Palavra-Chave” promete oferecer diversão e entretenimento únicos.
Há, ainda, o lançamento do livro que encapsula a história do evento. “A grande festa do livro: 40 anos da Bienal Internacional do livro do Rio de Janeiro” será lançado logo no 1º dia da Bienal. “A proposta do livro é contar a história de um evento que transcendeu”, observa Eduardo Salomão, publisher e diretor secretário do SNEL.
Para abordar questões contemporâneas, a Bienal 40 anos adotou uma abordagem integrada por meio de um coletivo curador, que busca explorar uma variedade de temas e perspectivas, incluindo a diversidade de vozes e experiências.
Outra novidade notável é o Rio International Publishers Summit, um fórum que ocorrerá pela primeira vez durante a Bienal e abordará temas atuais relacionados à transformação tecnológica, inteligência artificial e direitos autorais, com o objetivo de envolver diversos atores da sociedade.
Outros destaques da Bienal do Livro Rio
A Amazon Brasil terá um estande na Bienal, onde apresentará diversas atrações, incluindo palestras, um novo concurso literário e encontros com autores. A presença da Amazon destaca-se especialmente pela plenária Kindle Direct Publishing, que oferecerá uma ampla gama de palestras literárias.
A Estação Plural volta ainda mais… plural. O espaço se transformou para abraçar a pluralidade de abordagens à cultura e ao conteúdo. Um destaque é o formato “Páginas na Tela”, que explorará narrativas audiovisuais e suas conexões com obras literárias. O “Palavra-Chave” será um espaço de debate e emoção, cobrindo uma ampla variedade de temas, desde romances de época até questões sociais e cultura pop.
Essa edição da Bienal do Livro Rio promete ser uma celebração memorável da literatura, cultura e entretenimento, proporcionando uma experiência enriquecedora para os amantes da leitura e das artes em todas as suas formas.