Redação Culturize-se
Desde fevereiro, a OMA Galeria tem promovido a 8ª Edição do Laboratório OMA de Artes Visuais. Com um edital que recebeu mais de 100 inscrições, a galeria selecionou um grupo de 26 artistas vindos de diferentes regiões do país, incluindo São Paulo, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Pará e Paraná.
O laboratório acontece com encontros quinzenais na sede da galeria nos Jardins e oferece gratuitamente aos artistas selecionados a oportunidade de desenvolverem diversas vertentes de um projeto cultural. Durante esses encontros, são promovidas discussões sobre a experiência de se relacionar com os diversos atores que compõem o cenário das artes visuais. Aspectos importantes da carreira dos artistas são abordados, como o relacionamento com instituições públicas e privadas, curadores, críticos, galerias, colecionadores, imprensa e público em geral.
Nesta 8ª edição, as conversas têm sido realizadas de forma coletiva e mediadas pelo galerista Thomaz Pacheco e sua equipe na galeria. Entre as atividades já realizadas, o curador Thierry Freitas, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, visitou o laboratório para compartilhar seu processo curatorial.
O grupo de artistas realizou uma caminhada entre as sedes da OMA Galeria, em São Paulo e São Bernardo, como um estímulo para a elaboração de um projeto coletivo com o tema do deslocamento. Em 26 de agosto, como parte do processo de discussões e experiências com projetos culturais, os artistas selecionados, divididos em 4 linhas de ação conectadas (produção, educativo, comunicação e comercial), irão produzir uma exposição coletiva na OMA Galeria. A mostra terá a curadoria de Alice Granada, Ana Carla Soler e Lucas Dilacerda, e também serão propostas várias atividades mediadas pelos próprios artistas, em datas a serem divulgadas.