Search
Close this search box.

Acervo digital prestigia carreira de pioneira do jornalismo ambiental no Brasil

Site disponibiliza acesso gratuito a mais de 40 anos de reportagens, entrevistas, livros, cartilhas educativas e outros materiais produzidos por Liana John

Redação Culturize-se

Em meio à crescente preocupação com questões climáticas e ambientais é bem-vinda uma homenagem que também se viabiliza como prestação de serviço e aceno à conscientização. A obra de vida de uma das mais proeminentes pioneiras do jornalismo ambiental no Brasil, a jornalista Liana John, estará disponível gratuitamente ao público. O acervo digital é composto por 6 blogs e 1.285 reportagens, artigos e entrevistas, além de livros, cartilhas educativas sobre fauna e outros materiais relacionados a meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia.

O lançamento do site marca o segundo aniversário do falecimento da premiada jornalista, ocorrido em julho de 2021. Ao longo de seus 40 anos de carreira, Liana John ganhou destaque nacional e internacional, contribuindo com publicações para veículos renomados como National Geographic Brasil, Planeta Sustentável, O Estado de São Paulo, Veja, Horizonte Geográfico, Ciência Pantanal e sendo uma das criadoras da revista Terra da Gente. A maior parte desse rico conteúdo pode ser acessada na íntegra no site.

O acervo proporciona uma jornada pelo mundo do jornalismo ambiental por meio dos olhos e da experiência de uma verdadeira pioneira. Suas reportagens continuam relevantes e, reunidas, oferecem uma perspectiva única sobre a cobertura das questões ambientais no Brasil. Essa documentação é inédita no país e representa um valioso tesouro para todos aqueles interessados no meio ambiente.

Liana John e o jornalismo ambiental
Foto: divulgação

Dentre os temas mais explorados na produção de Liana John, destacam-se os encontros entre biodiversidade e inovação, meio ambiente e agricultura. A seção de “Blogs” disponibiliza mais de 200 artigos que abordam essas intersecções, com destaques para os blogs Biodiversa, Bioconecta e Agrisustenta. As publicações, com títulos envolventes e textos leves, trazem entrevistas com pesquisadores e curiosidades surpreendentes sobre a fauna e a flora, como o mosquito que inspirou seringas indolores, um tijolo feito à base de mandioca ou um detector de câncer criado a partir de camarão e feijão.

Outro destaque é a premiada série de reportagens “Plantadores de Florestas”, desenvolvida para a National Geographic Brasil e vencedora do Prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Além disso, o blog “Economia Criativa” foi realizado a convite do Ministério de Relações Exteriores da Holanda para documentar os avanços da reciclagem no país e os esforços de uma cidade inteira para eliminar seus resíduos.

Leia também: Psicanálise e homeopatia viram alvo de Natalia Pasternak e Carlos Orsi em “que Bobagem!”

No blog “Notas de Viagem”, a jornalista e fotógrafa compartilha pequenos relatos sobre suas experiências em uma travessia de motorhome realizada em pleno inverno na Nova Zelândia. Apaixonada por viagens, Liana John visitou dezenas de países ao longo de sua vida, do Polo Sul ao Polo Norte, produzindo reportagens em todos os continentes.

Com o lançamento do site, o público é convidado a continuar explorando e aprendendo com o conteúdo produzido pela jornalista. Seu legado é evidente em diversos aspectos, incluindo a presença de seus textos nos sachês de açúcar orgânico da Native, cuja ideia e projeto foram concebidos por ela. Além disso, na seção “Livros”, os visitantes podem acessar mais de 30 títulos escritos, editados e organizados por Liana John, incluindo obras como “Jaguar – O rei das Américas” (2010) e o livro trilíngue “Amazônia – Olhos de Satélite” (1989), disponíveis para download gratuito no site.

A seção “Outras produções” também oferece uma variedade de materiais, como pôsteres, postais, folhetos e cartilhas educativas idealizadas por Liana John em colaboração com pesquisadores brasileiros. Esses materiais são destinados a crianças, educadores e ambientalistas, buscando promover a conservação de biomas e espécies carismáticas, como o caso da campanha “Minha Amiga É Uma Anta”, desenvolvida em parceria com Patrícia Medici, do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas).

Liana John foi uma jornalista, escritora e fotógrafa fundadora da Camirim Editorial. Como pioneira do jornalismo ambiental no Brasil, ela escreveu e editou mais de 30 livros e 1.200 artigos ao longo de sua carreira. Seu trabalho alcançou reconhecimento em âmbito nacional e internacional por sua dedicação em escrever sobre ciência, agricultura e meio ambiente em renomados veículos de comunicação.

Deixe um comentário

Posts Recentes