Redação Culturize-se
São Paulo está recebendo uma exposição bem bacana para quem gosta de história e comunicação. “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu” fica em cartaz até 20 de agosto no Solar Fábio Prado, um tradicional casarão localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima e gerido pela Fundação Padre Anchieta. Ela ocupa o hall de entrada, três salas e os corredores intermediários do andar térreo do edifício.
A mostra reúne aparelhos de rádio de diferentes épocas, áudios históricos, músicas e vídeos que marcaram gerações, proporcionando uma visão do centenário de um dos meios de comunicação mais importantes do país.
No hall de entrada, é apresentada a história do rádio por meio de uma linha do tempo cronológica. Um dos destaques é a celebração do centenário do rádio paulista, que será comemorado em novembro deste ano.
A segunda sala da exposição aborda a importância do rádio, os diferentes usos que ele teve ao longo do tempo no Brasil e no mundo, e também o futuro desse meio de comunicação. Nessa sala, são explorados temas como jornalismo, esporte e a emoção intrínseca à narração de eventos que mudaram a história da sociedade.
No espaço central da mostra, há uma homenagem à arquitetura dos principais edifícios que abrigam várias rádios do país. São destacadas as emissoras históricas que moldaram o horizonte das cidades brasileiras e continuam sendo referências até hoje. Nessa sala central, também estão presentes ambientes e objetos reais em nichos instagramáveis, proporcionando uma abordagem lúdica e divertida para contar a história do rádio. Monitores exibem momentos inesquecíveis que ajudam a ilustrar essa história.
O último espaço da exposição apresenta áudios regionais dos 26 estados da Federação, mais o Distrito Federal, produzidos com o apoio de todas as entidades estaduais de radiodifusão em 2022. Os corredores intermediários contam com jingles e “reclames” clássicos, conteúdos que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e permitem ao visitante fazer uma imersão nostálgica nesse importante capítulo da história do rádio: a publicidade.
Os ingressos custam R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira) e podem ser adquiridos aqui.