Search
Close this search box.

Sofia Coppola extrapola o cinema com livro e coleção de roupas

Cineasta tem filme novo para ser lançado no fim de 2023, “Priscilla”, e este lançamento está aguçando sua hipófise artística

Redação Culturize-se

A cineasta americana Sofia Coppola é responsável por alguns dos momentos de moda mais memoráveis de Hollywood e seus filmes, de “Maria Antonieta” a “Bling Ring”, são pura coqueluxe fashion. O próprio guarda-roupa da filha de Francis Ford também é bem documentado – seu estilo casual indiferente é influenciado por suas estreitas relações com designers e casas de moda, especialmente Marc Jacobs e Chanel.

Foto: Margaret Qualley

Ela agora se prepara para uma empreitada mais ousada na área da moda com uma colaboração com a histórica marca escocesa de tricô Barrie. As peças foram projetadas em conjunto com o diretor criativo francês da Barrie, Augustin Dol-Maillot, e ainda em grande parte não foram reveladas, o lançamento da coleção está previsto para novembro. O retrato ao lado – fotografado pela atriz Margaret Qualley – a mostre reclinada em um sofá usando uma blusa Barrie + Sofia Coppola e jeans.

A House of Barrie foi fundada em 1903 na cidade escocesa de Hawick, conhecida historicamente por suas fábricas de cashmere e lã. Até hoje, cada peça é montada à mão, com habilidades e maquinários transmitidos por gerações. Em 2012, a Chanel – que já era uma cliente de longa data – adquiriu a Barrie e a iniciou como uma de suas casas de Métiers d’Art (o nome para os vários artesãos e artífices que a Chanel une em suas coleções). Dol-Maillot, que trabalhou anteriormente com a Chanel com Karl Lagerfeld e Virginie Viard, foi nomeado diretor criativo em 2018.

“Sou uma grande fã da Barrie, adoro a ótima qualidade de suas malhas de cashmere, que eu uso repetidamente”, diz Coppola. “Suas peças são realmente atemporais, fáceis, com belos detalhes. Foi muito divertido trabalhar com Augustin e a equipe da Barrie e imaginar minhas peças dos sonhos: a ideia de um guarda-roupa de viagem que funcione em conjunto, que seja aconchegante e chique. Adoro o que a Barrie fez, vou viver nelas neste inverno”.

Os arquivos de Sofia

A polivalência de Sofia não para por aí. Com o lançamento de “Priscilla”, seu novo filme, previsto para o fim do ano – é esperado que integre a seleção do Festival de Veneza – a cineasta prepara o lançamento de seu primeiro livro, “Sofia Coppola Archive: 1999-2023”, que será lançado em algum momento do último trimestre.

A obra é construída a partir da coleção pessoal de fotografias e objetos de Coppola, incluindo trabalhos de desenvolvimento inicial, colagens de referência, influências, roteiros anotados e documentação inédita dos bastidores.

O livro acaba se resolvendo como uma espécie de making-of mais autoral de sua filmografia, incluindo detalhes do novo longa. “Quando eu estava filmando Priscilla, houve muitos momentos que me lembraram de outros filmes que eu havia feito. Parecia uma culminação do meu trabalho anterior e um verdadeiro momento de fechamento de ciclo. Houve alguns momentos em que pensei: Meu Deus, estou apenas me repetindo? Isso está muito parecido com Maria Antonieta? Mas eu tenho consciência o suficiente para estar bem com isso agora. Identidade e o conceito de uma ‘esposa-troféu’ sempre me interessaram, e Priscilla me permitiu explorar isso em um novo cenário.”

Abaixo, é possível conferir algumas fotos presentes no livro, que ainda não tem distribuição confirmada no Brasil.

Um tributo a Suntory Whiskey

Vinte anos depois de dirigir seu filme de maior sucesso, “Encontros e Desencontros”, em Tóquio, a cineasta retorna ao Japão com um curta-metragem para a Homenagem ao Aniversário da Whisky Suntory. O whisky Suntory tornou-se sinônimo cinematográfico de “Encontros e Desencontros” devido à frase de Bill Murray: “Para momentos relaxantes, faça do Suntory seu escolhido”, já que seu personagem é um ator decadente enviado a Tóquio para promover a marca.

O comercial é estrelado por Keanu Reeves, que estrelou um anúncio da Suntory nos anos 90, e mostra o ator caminhando pela vida noturna no Japão antes de entrar em um bar discreto e pedir um copo de Suntory com gelo enquanto um disco de vinil toca. O comercial é acompanhado pela versão de Joan Jett and the Blackhearts da música “Crimson and Clover”.

Deixe um comentário

Posts Recentes