Search
Close this search box.

Exposição na Noruega busca reflexão sobre interação humana com a lã

“Oltre Terra” combina e contrasta artefatos históricos, fotos, filmes de arquivo e ferramentas relacionadas à lã, explorando questões como sustentabilidade e impacto ambiental

Redação Culturize-se

A representa apenas um por cento do mercado global têxtil neste momento, mas tem forte impacto na imaginação cultural e humana e é a força motriz da exposição “Oltre Terra”, em cartaz no Museu Nacional da Noruega, em Oslo, capital norueguesa, até 1º de outubro. Todo o conceito do evento foi pensado pela dupla de designers italianos Formafantasma.

Foto: cortesia do Museu Nacional de Oslo
  • A exposição ‘Oltre Terra’ combina e contrasta artefatos históricos, fotos, filmes de arquivo e ferramentas relacionadas à lã, explorando questões como sustentabilidade e impacto ambiental.
  • O título ‘Oltre Terra’ deriva da palavra transumância, referindo-se ao movimento sazonal do gado entre pastos. A exposição explora essa prática e sua influência na cultura e na relação humana com a produção de lã.
  • A exposição adota uma abordagem transdisciplinar e baseada em pesquisa, envolvendo pastores, antropólogos, artistas, músicos, designers, entre outros, para explorar questões relacionadas à indústria da lã e sua interseção com os animais.
  • A exposição deconstrói o conceito tradicional de diorama, permitindo que os visitantes se envolvam com as peças e criem suas próprias interpretações. Não se limitando a uma localização geográfica específica, a exposição aborda questões globais relacionadas à colonização, devastação ecológica e economia disfuncional.
  • A exposição destaca o potencial da lã como material valioso, mesmo utilizando raças de ovelhas italianas que geralmente seriam descartadas devido à sua textura áspera. Um tapete de lã feito de diferentes raças é apresentado como uma forma de aproveitar esses materiais considerados desperdício.
  • A exposição não oferece respostas definitivas, mas incentiva os visitantes a formarem suas próprias opiniões e interpretações sobre os temas abordados, por meio de legendas poéticas e uma abordagem não simplificada das questões apresentadas.

Gênese

A ideia para “Oltre Terra” surgiu quando Hanne Eide, curadora de moda do Museu Nacional, pediu ao estúdio que fizesse uma exposição sobre a , dada sua ‘importância central na história cultural norueguesa’. No entanto, a exposição não é intencionalmente específica em termos geográficos. Nominalmente, ela se concentra na Itália, Noruega e Austrália (esta última por ser um dos três principais centros de lã merino no mundo, juntamente com África do Sul e Nova Zelândia), mas as questões levantadas são globais.

O design da exposição também tem a intenção de ser uma crítica ao diorama, um meio de exibição utilizado no passado em museus de história natural para representar uma cena da natureza, mas em que a cena era estática e não questionadora, apresentando as coisas como definitivas e hierárquicas.

Deixe um comentário

Posts Recentes