Redação Culturize-se
O último fim de semana foi marcado pela realização de três festivais de médio porte em São Paulo e Rio de Janeiro: Nômade Festival, C6 Fest e Tim Music Rio. Essa é uma singela demonstração da demanda em alta no pós-pandemia por eventos de grande escala envolvendo música, entretenimento e cultura. A expectativa, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Evento (Abrape) é que este mercado movimente mais R$ 100 bilhões até o fim da temporada.
Para se ter uma ideia da expansão, o setor gerou 2 milhões de empregos, somente entre janeiro e setembro do ano passado. Com novos eventos e a consolidação de tantos outros no calendário brasileiros, é de se esperar que 2023 apresente números ainda mais agigantados.
É inegável que o neófito The Town, dos mesmos responsáveis pelo Rock in Rio, é a grande estrela do 2º semestre com shows de Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters. Até o fim do ano, mais de 30 festivais já confirmados ocorrem no Brasil, a grande maioria em São Paulo. Nos dias 3 e 4 de junho, por exemplo, a cidade recebe a segunda edição do MITA Festival, no Vale do Anhangabaú, com shows de Lana Del Rey e Florence + The Machine. O Best of Blues acontece no mesmo final de semana, com um dia a mais, a sexta-feira (2), no Ibirapuera. Já no Rio de Janeiro, o Back2Black, evento que celebra a África, com um mix de artistas nacionais e internacionais e referências do Afrobeats, Amapiano, R&B, pop, hip-hop e rap, acontece no próximo fim de semana.
Belo Horizonte, que já teve o 2000 Rock Fest e o Breve em abril, terá o Sensacional, em junho. Julho será a vez do itinerante Villa Mix, em Goiânia. Mesmo mês do Sou Manaus Passo a Paço, na capital amazonense. O Rio Grande do Sul sediará o festival Morrostock em novembro, destacando o rock alternativo
Outros eventos destacáveis que ocorrem pelo País no 2º semestre são o Festival de Jazz do Capão na Chapada Diamantina, na Bahia; o Festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco; o Festival de Música Instrumental de Teresina, no Piauí; Festival MADA, no Rio Grande do Norte; Avatar Music Festival, na Praia do Forte, na Bahia; Rock the Mountain, em Petrópolis, no Rio de Janeiro; e o Marshmallow Festival, em São Paulo.
Destaques de festivais de música em São Paulo
- GP WEEK (4/11 no Allianz Parque) com shows de Halsey, Machine Gun Kelly e Swedish House Mafia
- Tomorrowland Brasil (12 a 14/10 na cidade de Itu)
- Popload Festival (ainda sem data)
- Festival Turá (24 e 25 de junho, no Parque do Ibirapuera)
- Coala Festival (15 a 17/09, no Memorial da América Latina)
- Primavera Sound (2 e 3/12, no Autódromo de Interlagos)
- The Town (2, 3, 7, 9 e 10/9, no Autódromo de Interlagos)