Search
Close this search box.

A partir de 2024, Arábia Saudita terá “Vale das Artes” no meio do deserto

Redação Culturize-se

Wadi AlFann, no deserto de AlUla, na Arábia Saudita, revelará obras que definem uma era, criadas por renomados artistas contemporâneos de todo o mundo. A partir de 2024, esse novo destino de arte transformará milhares de anos de herança natural e cultural em um vasto palco para obras de arte especialmente comissionadas para o local. Manal AlDowayan, Agnes Denes, Michael Heizer, Ahmed Mater e James Turrell são alguns dos artistas envolvidos no projeto..

Com a promessa de um espetáculo de proporções sem precedentes e uma interação harmoniosa entre arte e natureza, Wadi AlFann, que significa “Vale das Artes” em árabe, é um marco cultural significativo para a Arábia Saudita no século XXI. Em contraste com os vestígios de comunidades antigas no deserto, a primeira exposição ambiciosa de arte contemporânea é apenas o começo desse projeto. Está previsto um crescimento contínuo, com a adição de mais obras de arte nos próximos anos.

Renderização de Ashab Al-Lal por Ahmed Mater | Foto: cortesia da ATHR Gallery

Os artistas colaboradores são incentivados a respeitar e responder à paisagem única de AlUla, encontrando inspiração em sua topografia dramática, vistas sinuosas, estruturas geológicas notáveis e complexo ecossistema natural. Além de oferecer uma experiência excepcional para os amantes da arte e aventureiros de todo o mundo, o projeto também busca proporcionar oportunidades incomparáveis para as comunidades locais vivenciarem a arte como uma fonte de educação e enriquecimento.

Com a preservação do vale como parte fundamental de sua missão, o desenvolvimento de Wadi AlFann se compromete com a biodiversidade e o patrimônio natural da região, reintroduzindo a vida selvagem e protegendo a flora e fauna nativas. Os pavilhões, passarelas e mirantes do local utilizarão materiais obtidos localmente e serão posicionados para permitir a livre circulação de manadas de camelos e outras espécies nativas.

Wadi AlFann também conectará as duas capitais históricas de AlUla – Qurh, um dos sete grandes mercados da Arábia Saudita, e Hegra, construída pelos nabateus há mais de 2.000 anos – adicionando uma nova dimensão rica à jornada por AlUla e conectando seu passado com seu futuro.

Deixe um comentário

Posts Recentes