Search
Close this search box.

Legado de Tom of Finland é celebrado em exibições pelo mundo

Redação Culturize-se

O legado criativo e orientado por uma missão do iconoclasta da arte homoérotica Tuoko Laaksonen (1920-1991), nascido em Kaarina, na Finlândia, ganha um impulsionamento pela fundação – fundada pelo próprio artista em 1984 – com mostras e retrospectivas ao longo do ano. A notoriedade da obra de Tom of Finland está no registro de homens musculosos, vestidos com roupas de couro justas e orgulhosamente exibindo suas protuberâncias.

Além de garantir e preservar a legitimidade do trabalho de Tom no mundo da arte por quase quatro décadas, a fundação – presidida por Duke Dehner, amigo do artista – agora também preserva arte erótica complementar de outros artistas de todos os gêneros e orientações como parte de sua crescente coleção permanente (“All Together”) em Veneza.

O Festival de Arte e Cultura Tom of Finland 2023 abre em Berlim esta semana (12 a 14 de maio), antes de viajar para Londres e Los Angeles em julho e outubro de 2023, respectivamente. Intitulado ‘Global Sexual’, o festival promete reunir artistas, galerias e patrocinadores em um ambiente social e amigável, onde eles podem socializar, comprar e vender obras.

“É o momento perfeito para lembrar de um artista que retratou um mundo em que todos queríamos viver – e vivemos – e o levou para as ruas”, diz SR Sharp, chefe de experiência da fundação. “Ele não apenas nos deu uma identidade forte e positiva, mas também alterou a forma como éramos percebidos pela sociedade. Das lojas de pornografia às galerias e paredes dos museus, o trabalho de Tom forma uma coalizão daqueles que desejam habitar um mundo onde os seres humanos possam prosperar, livres de vergonha.”

Essa excursão acontece após a abertura de uma retrospectiva do trabalho de Tom no museu de arte contemporânea Kiasma, na Finlândia, em cartaz até outubro, que está estruturada em torno de sua biografia e dos personagens que ele criou.

Abrangendo sua carreira de seis décadas, a exposição exibe desenhos de infância, uma coleção de materiais de arquivo e até mesmo um tour virtual pela casa de Tom em Los Angeles, onde ele passou os últimos dez anos de sua vida.

Deixe um comentário

Posts Recentes