Search
Close this search box.

Esportes marcam novo capítulo da guerra dos streamings

Paramount+ enxerga na transmissão das competições da CONMEBOL uma alternativa para fidelizar clientes em sua jornada no Brasil

Por Laisa Lima

É fato que o universo das plataformas de streaming se expande cada vez mais. Também é verídica a informação de que a busca por públicos diversificados é um grande objetivo destes serviços. Para criar mais entretenimento ou devido a fins mercadológicos, a empreitada de incluir atividades esportivas em suas grades vem funcionando bem.

A mais recente aderência ao ramo foi realizada pela Paramount+, plataforma online de vídeo sob demanda existente desde 2014, que integra um conglomerado formado ainda por Nickelodeon, MTV e Comedy Central, que a partir desse ano passa a exibir os jogos da Libertadores e da Sul-Americana.

O esporte como chave para fidelização

Visto que as atividades esportivas geram bastante mobilização, unir o útil ao agradável foi dado como uma aposta certeira para os aplicativos de streaming. Antes focados em obras da indústria audiovisual, tais quais filmes e séries, alguns serviços incorporaram o esporte em seus catálogos a partir da vontade de reter o pioneirismo no agregamento destes eventos, claramente uma paixão mundial.

A Disney, por exemplo, lançou uma segunda plataforma em 2021, o Star+, que possui, além do armazenamento tradicional dos vídeos sob demanda, o conteúdo do canal ESPN no papel de um de seus carros-chefes. Incluso no serviço, estão atrações esportivas distintas, sejam jogos de tênis, basquete, lutas de MMA, etc.

E não para por aí. A HBO Max, streaming da HBO detém os direitos da UEFA Champions League, um dos maiores campeonatos futebolísticos do mundo. Já a nacional Globoplay, patenteada pela Globo, engloba em seus benefícios, a transmissão dos canais SporTV e Premiere.

A Paramount+ adotou a difusão do esporte em suas atribuições mais tardiamente. Ainda assim, em uma briga com a Globo e a plataforma Amazon Prime Video, o serviço foi bem-sucedido na aquisição dos direitos de exibição da Libertadores e da Copa Sul-Americana, iniciando uma fase primária cujo destaque são as atrações esportivas.

O futebol na Paramount+

Imagem: Divulgação

Com o slogan “Futebol do Nosso Jeito”, a explicação acerca da novidade é concretizada por Diego Reck, VP de Esportes da Paramount.

“’Futebol do Nosso Jeito’ é uma forma de convidar toda a audiência a esta nova casa, porque queremos começar a levar uma experiência premium para uma competência que consideramos uma das mais relevantes dentro do futebol para a audiência brasileira”, disse ele.

O contrato com a CONMEBOL se estende por quatro anos, garantindo, então, as licenças dos torneios durante este tempo. Anteriormente, a Paramount já obtinha os direitos do Premier League, difundido apenas na América Central – mas tido como um dos maiores campeonatos do mundo -, e o La Roja, no Chile, ao passo que o Brasileirão compunha o portfólio do serviço nos Estados Unidos.

Logo, o empenho em trazer os jogos de futebol para o ao vivo não é nova; a Paramount percebeu a grande potencialidade que o esporte obtém como entretenimento e chamariz de público.

Mas e o que isso significa?

“Teremos uma grande equipe na frente e atrás das câmeras produzindo as 154 partidas da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana ao vivo. Essas equipes nos darão força para acompanhar todos os times brasileiros e latino-americanos em todos os lugares onde eles jogarem”.

Reck ressalta o significado dos campeonatos instituídos pela CONMEBOL para a Paramount+, que pretende majoritariamente incrementar seu serviço com experiências cada vez mais versáteis.

João Guilherme, um dos narradores confirmados, afirma: “o sentimento é de ansiedade e expectativa em começar este trabalho, que já temos certeza que será bem-sucedido, primeiro, por se tratarem de dois produtos muito importantes como a Libertadores e Sul-Americana, segundo, por ser no Paramount+ e ter uma equipe que se conhece e se dá bem.”.

“[A recepção do público] foi muito rápida e muito marcante. O público na rua percebeu rapidamente esse movimento e o que está acontecendo”, destaca PVC, ratificando que o resultado desta aquisição foi observado pelo público.

Quando perguntados sobre a maneira Paramount+ de chamar os espectadores para uma nova experiência no streaming, Nivaldo Prieto responde: “muita gente me falou ‘vocês não pensam em alguma coisa de futebol brasileiro?’. Pensamos! São 14 times brasileiros envolvidos na Libertadores e na Sul-Americana. Então, se você pegar essa relação de todos os times, a gente tem praticamente um campeonato nacional também na nossa grade de programação, mas dentro da busca da Glória Eterna”.  

Alê Xavier, a mais jovem do time, ainda completa: “essa mescla é muito legal porque você consegue atingir todos os públicos; consegue atingir a pessoa que está acostumada a assistir jogo somente na TV, você consegue trazer a pessoa é que está gostando de assistir transmissões no streaming. […] Lógico, o campeonato por si só já é assistido por natureza. As pessoas amam, elas querem ver, elas se interessam. Mas quando você traz isso, monta um reforço como esse aqui, eu acho que isso faz muita diferença”.

Como acontecerá?

Imagem: Divulgação

O esquema de exibição do torneio é dividido por ordem de relevância: para os jogos mais importantes, a narração será de dentro do estádio, e ainda contará com 2 repórteres no local e uma equipe em estúdio; em segunda instância, o narrador permanecerá em um estúdio, enquanto as reportagens continuarão no estádio. As duas modalidades passarão no VOD, além de conterem pré e pós-jogo. 

Entretanto, no terceiro formato, as partidas de menor evidência serão selecionadas, conterão narração em voice over e um pós-jogo produzido pela CONMBEBOL.

Além do Brasil, a CONMEBOL Libertadores™ estará disponível, simultaneamente, nos demais países da América Latina pelos canais de TV aberta da Paramount, Telefe e Chilevisión, e pela Pluto TV, serviço de streaming de TV gratuito.

Deixe um comentário

Posts Recentes