Search
Close this search box.

Algumas opções para deixar as férias das crianças mais culturais

Carolina Pêra

Janeiro, mês de férias e as crianças em casa prontas para novas experiências e passeios em família. Se você, assim como eu, gosta de levar os pequenos para uma atividade diferente, vai gostar da lista que preparei por aqui desta vez. Eu já estou fazendo a agenda e me preparando para pôr em prática boa parte dessas escolhas. Prometo não trazer aqui exposições em que temos que ficar o tempo todo pedindo para eles não mexerem em algo, sei bem como não costumamos aproveitar algo quando tem que ser assim.

Minha filha acabou de completar 3 anos e admito que no começo eu tinha bastante dificuldade para achar espaços culturais apropriados para crianças, principalmente para as de primeira infância. Mas isso pode ser assunto para uma próxima coluna. Agora, confira alguns passeios que separei para serem feitos este mês. Vale para quem não tem criança também, afinal, todos somos um pouco no fundo.

Passeios para fazer em São Paulo com crianças

Foto: Vinicius Stasolla

Há exposições que, apesar de não serem pensadas para os pequenos, certamente despertam as curiosidades das crianças. Mas quando ela é pensada especialmente para elas não tem para ninguém, se tornam as melhores opções. É o caso da exposição Esculturas Lúdicas – de Sara Rosenberg, que está em cartaz no Museu da Casa Brasileira. As obras estão ali para serem tocadas e abraçadas, se tornando um ponto de partida para brincadeiras e histórias. A proposta é exatamente a de que a interação é parte da obra. Curadoria de Adélia Borges. Em cartaz até dia 26 de março.

Para bebês de 0 a 36 meses, um espetáculo cênico próprio para eles. O FLUA acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade e visa a experimentação de materialidades maleáveis em meio a interações entre performer, bebês e famílias. As sessões ocorrem dias 13, 14, 20 e 21 de janeiro, às 11h30, 14h, 16h e 18h.

Tempos atrás, estive com minha filha na Praça Adolpho Bloch e conheci o projeto Circular – Arte na Praça, que visa democratizar o acesso à arte por meio de exposições gratuitas e ao ar livre. Na época, as obras expostas na praça faziam parte da exposição “Orgânico” – 4ª edição do projeto. Vi que neste mês se encerra a 6ª edição no mesmo local, com o título “Paranauê”, que valoriza a diversidade artística encontrada no Paraná que foram convidados a fazer uma imersão no acervo do Museu Oscar Niemeyer.

O novo Museu das Culturas Indígenas também está com programação especial para o mês de janeiro e aos finais de semana conta com oficinas de jogos e brincadeiras tradicionais guarani, cantos, contação de histórias, danças e pinturas corporais, sempre a partir das 14h.

As unidades do Sesc são sempre regadas de boas opções para as crianças. Fica até difícil selecionar algumas delas para mencionar aqui, mas fique de olho nas atividades circenses do próximo final de semana no Sesc Santana, que acontecem às 14h; os espetáculos do Sesc 24 de maio, aos finais de semana, às 16h; as oficinas do Sesc Osasco, com Arumã Brasil, em diferentes dias; e as vivências do Sesc Itaquera, como “Brincando com águas coloridas”, sextas e sábados, às 10h30, a partir do dia 20.

Deixe um comentário

Posts Recentes