Search
Close this search box.

Copa e arte: 4 museus para visitar no Qatar

Carolina Pêra

Com a saída do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo após derrota para Croácia, brasileiros que estão no país do mundial podem não estar mais tão animados para assistir à final que, inclusive, já conta com uma grande rival, a Argentina, além da França. Brincadeiras à parte, com o fim dos jogos da Copa do Mundo no Catar no próximo dia 18, o futebol deixa de ser o centro das atenções no país para quem está por lá. Então por que não listar aqui alguns dos museus do país árabe que recebeu pessoas do mundo todo para o evento esportivo? Vale uma visita em dia que não tem jogo, guardar para uma próxima viagem ou até mesmo apenas a título de conhecimento.

Eis aqui 4 Museus no Catar que devem valer a visita!

  1. Museu da Arte Islâmica

Não poderia deixar de iniciar esta lista com o Museum os Islamic Art (MIA), museu à beira-mar reaberto no final de 2022 com layout surpreendente, que abriga uma das maiores coleções de arte islâmica do mundo, incluindo trabalhos em metal, cerâmicas, joias, trabalhos em madeira, têxteis, moedas e vidro. O espaço conta com livraria e um parque aberto 24h por dia. Lá é possível ver a exposição de Yayoi Kusama (que esteve no CCBB/RJ em 2014 e autora do Narcissus Garden, no Inhotim/MG), “My Soul Blooms Forever”, com esculturas e instalações ao ar livre.

2. Museu Nacional do Qatar

Para quem quer mergulhar no passado, presente e futuro do Catar, tem o National Museum of Qatar (NMoQ), que dá voz à herança e cultura do país. Além disso, quem gosta de instalações imersivas, pode conferir “Your Brain to Me, My Brain to You” da artista suíça Pipilotti Rist. A arquitetura do local também é de se admirar, assinada por Jean Nouvel (você pode ter ouvido falar recentemente dele por aqui no Brasil por conta do projeto “Torre Rosewood”, da Cidade Matarazzo), tem formato inspirado em uma flor encontrada nas regiões áridas do Catar, a rosa do deserto. 

3. Museu Árabe de Arte Moderna

Aficionados em arte moderna e contemporânea, podem ter acesso às artes do mundo árabe desses períodos e suas conexões culturais e históricas no Arab Museum of Modern Art (Mathaf). Por lá, há mais de 9 mil obras árabes e de outras regiões histórica e geograficamente ligadas à Península Arábica, como Irã, Turquia e Índia. Dentre as exposições, destaque para “Sophia Al-Maria: INVISIBLE LABORS daydream therapy”, que engloba uma variedade de mídias de diferentes artistas, incluindo instalações, vídeos e sonoras destacando a importância do storytelling como uma estratégia de sobrevivência, imaginação e recuperação de histórias.

4. 3-2-1 Museu Olímpico e Esportivo do Catar

Porém, se a ideia é manter o clima das competições e estar imerso em esportes, há o 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum que, inclusive, está com uma exposição para celebrar o fato do Catar ser o primeiro país árabe a sediar a Copa da FIFA, intitulada “World of Football”. A verdade é que nem a Copa me fez ter tanta vontade de conhecer o Catar como boa parte desses museus. E você, ficou curioso para conhecer algum deles?

Deixe um comentário

Posts Recentes