Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MASP revisita sua história em exposição com obras e documentos raros

Redação Culturize-se

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) celebra mais de sete décadas de trajetória na exposição Cinco ensaios sobre o MASP — Histórias do MASP, em cartaz de 28 de março a 3 de agosto. A mostra, instalada no 6º andar, surge em um momento de expansão do museu, marcado pela inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi, e reflete sobre sua história e seu papel na construção de um projeto museológico moderno.

Com curadoria de Adriano Pedrosa, Regina Teixeira de Barros, Guilherme Giufrida e Laura Cosendey, a exposição apresenta 74 obras do acervo em diálogo com documentos, fotografias, cartazes e publicações raras do Centro de Pesquisa do MASP. Em formato de linha do tempo, a mostra aborda desde a fundação do museu em 1947, na sede dos Diários Associados, até sua mudança para o icônico edifício da Avenida Paulista, projetado por Lina Bo Bardi.

Um dos destaques é a narrativa sobre o encontro entre Assis Chateaubriand, o empresário que liderou a criação do MASP, e o casal Pietro Maria Bardi (crítico de arte e primeiro diretor do museu) e Lina Bo Bardi (arquiteta responsável pela sede e exposições marcantes). A exposição também revisita as “grandes aquisições” (1947–1958), período em que o museu formou a maior coleção de arte europeia do hemisfério sul, com obras como “Virgem com o Menino e São João Batista criança” (Botticelli) e “Madame Cézanne em vermelho” (Paul Cézanne).

Além da arte, a mostra explora a importância arquitetônica e política do MASP, com registros da construção do prédio na Paulista, sua inauguração com a presença da Rainha Elizabeth II (1968), e eventos históricos como os protestos pelo impeachment de Collor (1992) e shows como “Som do meio-dia”, que levaram milhares de pessoas ao vão livre.

A exposição ainda aborda a fase recente do museu, destacando a diversificação do acervo com obras de artistas mulheres, indígenas e afro-brasileiras, além da incorporação de coleções como a Landmann (arte pré-colombiana).

“Histórias do MASP” integra a série Cinco ensaios sobre o MASP, que inaugura o novo edifício do museu, reforçando seu legado cultural e sua relação dinâmica com a cidade de São Paulo.

Isso pode te interessar

Séries

3ª temporada de "The White Lotus" se sustenta no episódio final frenético

Série não foi tão eloquente e cativante como em anos anteriores, mas não renunciou à sua característica

Literatura

1ºromance de ficção de Woody Allen chega em setembro; conheça a trama

Cinema

"Nas Terras Perdidas" reúne equipe criativa de "Resident Evil"

Play

Embaúba promove iniciativa para ampliar acesso ao cinema brasileiro

Distribuidora inova ao disponibilizar seus filmes em espaços de exibição pouco convencionais