Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Wes Anderson, Pedro Almodóvar e a defesa dos filmes curtos

Reinaldo Glioche

“Oppenheimer” (3h09m), “Babilônia” (3h12m), “Tár” (2h38m), “Os Fabelmans” (2h31m), “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” (2h43m) são alguns exemplos dos longuíssimos filmes lançados neste ano nos cinemas brasileiros.

Independentemente da qualidade dos filmes, e todos os citados são bons, eles expressam um sintoma recorrente no cinema vigente: os filmes estão maiores e geralmente mais esticados do que precisam. Os cineastas sinalizam que estão fazendo filmes importantes estendendo-os para duas horas, e os épicos se aproximam das três horas.

É por isso que é revigorante ver dois grandes cineastas – Wes Anderson e Pedro Almodóvar – indo contra essa tendência ao lançarem filmes curtos. Em vez de dizer: “Tudo bem, tenho que fazer isso durar duas horas para que as pessoas o levem a sério”, eles estão deixando o filme dizer a eles quanto tempo ele precisa ser. Em vez de adaptar a obra de arte a algum conceito pré-determinado, eles estão adaptando o conceito à obra de arte.

Foto: Divulgação

“A Maravilhosa história de Henry Sugar”, de Anderson, agora disponível na Netflix, é uma adaptação de 39 minutos de uma história de Roald Dahl, estrelada por Benedict Cumberbatch e Ben Kingsley. É colorido e inteligente, e os mundos artísticos de Dahl e Anderson se mesclam tão bem que você poderia facilmente acreditar que está assistindo a uma história criada por Anderson.

Muito no estilo maduro do cineasta, “Henry Sugar” é uma mistura de cenários estilizados e artificiais e uma recitação rápida e impassível de diálogos. Mas o fato de ser um média-metragem não é surpreendente, porque foi baseado em uma história curta e, portanto, tinha uma forma definida desde o início. Anderson poderia tê-lo estendido, mas sabiamente não o fez.

“Estranha Forma de Vida”, de Almodóvar, que chega à Mubi em outubro, é mais interessante, pois ele claramente tinha material suficiente aqui para um filme de longa-metragem. Com apenas 31 minutos de duração, é estrelado por Ethan Hawke e Pedro Pascal como um xerife e um cowboy, respectivamente, que se encontram no Velho Oeste depois de 25 anos. Os homens têm uma história complicada, e a história se desenrola a partir daí.

O fascinante é que Almodóvar não apenas começa o filme no meio, mas também o encerra no meio. No entanto, ele o faz de tal maneira que sabemos tudo o que aconteceu antes e tudo o que vai acontecer depois.

Por que ele não filmou o começo? Por que ele não mostrou o final? Imagino que deve ter sido tentador, mas claramente algo dentro de Almodóvar disse a ele que esta é a forma que o seu filme deveria ter.

O ponto aqui é óbvio: mais longo nem sempre é melhor e muitas vezes é pior. Mas o ponto vital é que está tudo bem para os cineastas não mostrarem coisas. Está tudo bem brincar com a narrativa e sugerir.

Isso pode te interessar

Música

Say Now quer reinventar a girl band britânica para a era do TikTok

Música

Em “Day and Night”, Carly Rae Jepsen troca a obsessão pelo hit pela liberdade do excesso

Artes

16ª edição da ArtRio se encerra com números vistosos

Exposições

Roxo vira território de encontro em exposição em São Paulo

“ROXO em TONS” reúne oito artistas contemporâneos do circuito de artes visuais

Newsletter Gratuita

Tenha o melhor da cultura na palma da sua mão. Assine a newsletter gratuita de Culturize-se. Todos os dias pela manhã na sua caixa de e-mail.