Documentário aborda relação entre crime organizado e o sistema financeiro

Redação Culturize-se

O documentário francês “Máfia & Bancos” chega ao Brasil com exclusividade no canal Curta!, revelando uma faceta menos explorada e fascinante da máfia: seu poder econômico. Dividida em três episódios, a produção investiga como essas organizações criminosas se infiltraram no sistema financeiro global, transformando práticas ilegais em operações econômicas de larga escala.

Foto: Divulgação/Curta!

No episódio de estreia, “A Era dos Pioneiros”, o diretor Christophe Bouquet, em parceria com o roteirista Mathieu Verboud, mergulha nas origens da máfia. Durante a Lei Seca nos Estados Unidos, a proibição do álcool abriu caminho para um lucrativo contrabando. Esse comércio ilícito exigia métodos complexos de produção, logística e finanças. “A industrialização do contrabando trouxe a necessidade de contabilidade, bancos e processos organizados”, explica Nicolas Giannakopoulos, cientista político e criminologista.

Com o colapso da Bolsa de Nova York em 1929, as organizações mafiosas expandiram suas operações para setores-chave da economia, como indústria e serviços. A série revela como o uso de paraísos fiscais e o envolvimento com bancos permitiram à máfia lavar dinheiro e fugir de regulações nacionais, criando uma rede global de poder financeiro.

Entre os destaques do documentário estão as conexões com figuras históricas como Michele Sindona e Meyer Lansky, que ajudaram a consolidar um sistema financeiro que une organizações criminosas e bancos. John Christensen, fundador da Tax Justice Network, alerta: “O mercado de eurodólares era um espaço secreto onde criminosos podiam mesclar dinheiro sujo com fundos legítimos.”

Filmada em locais como Suíça, Bahamas, Vaticano e Xangai, a série explora desde a Cosa Nostra até a máfia chinesa. “Máfia & Bancos” estreia nesta sexta (13), às 22h, com episódios também disponíveis no CurtaOn.

Deixe um comentário