São Paulo Escola de Dança lança e-book que une arte, educação e reflexão sobre a dança

Redação Culturize-se

A São Paulo Escola de Dança (SPED), instituição ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, lançou nesta semana o e-book “CorpoMapa: Dança e Educação”. Disponível gratuitamente no site da SPED, a obra traz uma abordagem multidimensional sobre o ensino da dança, integrando reflexões teóricas de pesquisadores renomados e práticas pedagógicas desenvolvidas pela instituição.

Este é o segundo livro publicado pela escola, que já havia lançado “Diálogos e Práticas em Dança e Educação“. Organizada pela diretora artística e educacional Inês Bogéa e pelo superintendente educacional José Simões, a nova publicação se posiciona como um livro-arte, com mais de 100 páginas ilustradas por fotografias de estudantes da SPED.

Temas que conectam corpo, cultura e tecnologia

Dividido em duas partes, “CorpoMapa” explora a relação entre dança, cultura e educação, além de destacar as práticas pedagógicas da SPED. A obra apresenta artigos de estudiosos como Regina Polo Müller, Denilson Francisco das Neves e Fabiana Raulino da Silva, além de contribuições de integrantes do corpo pedagógico da escola, como os coordenadores Junior Oliveira, Felipe do Amaral e a professora Andreia Yonashiro.

Entre os destaques estão temas como danças indígenas, princípios organizacionais de movimentos típicos brasileiros, o uso de tecnologias na produção de dança contemporânea e a formação artística de estudantes. Também são abordadas iniciativas como residências artísticas e o projeto especial que integra os cursos regulares da escola, além da Jornada Paulista de Dança, realizada neste ano.

Confira alguns dos artigos presentes no livro:

  • Danças indígenas: ritual e performance, por Regina Polo Müller
  • Princípios organizacionais de movimentos para munganguear, fazer pantinhos e malassombar nas danças do Brasil, por Denilson Francisco das Neves
  • Tecnologias e suas interfaces com a produção de dança contemporânea, por Fabiana Raulino da Silva
  • Cursos regulares: possibilidades estéticas, por Junior Oliveira
  • A vivência artística para a formação profissional, por Felipe do Amaral
  • Entre a aula, o ensaio e o espetáculo: uma perspectiva da formação do artista da dança no projeto especial da São Paulo Escola de Dança, por Andreia Yonashiro
  • Residências artísticas: morada e encontros, por Amanda Queirós
  • Jornada paulista de dança: relato de uma experiência imersiva, por Jussara Miller
  • Cartografias corporais: uma abordagem pedagógica no ensino da dança, por Inês Bogéa e José Simões

Deixe um comentário