Redação Culturize-se
O Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba, Paraná, apresentará a próxima grande exposição internacional do artista francês Jean-Michel Othoniel. Intitulada “O Olho da Noite”, a mostra será inaugurada no dia 22 de novembro, data do aniversário do museu.
As obras estarão distribuídas pelo Olho, Espaços Araucária 1 e 2 e na área externa com espelho d’água. A curadoria é de Marc Pottier.
Segundo a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, é uma “alegria imensa” receber essa exposição exclusiva de Othoniel, fortalecendo o intercâmbio cultural entre o Paraná e a França.
A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, destaca que cada mostra realizada no icônico Olho projetado por Oscar Niemeyer é singular. Neste caso, a “genialidade de Othoniel supera qualquer expectativa ao transformar a sala expositiva numa espécie de grande planetário”.
A exposição contará com 25 obras em grandes dimensões, compostas por materiais diversos como vidro espelhado, aço inoxidável, madeira e folhas douradas. Algumas esculturas monumentais inspiradas em flores flutuarão no espelho d’água.
O curador Marc Pottier explica que o título “O Olho da Noite” faz referência à arquitetura do prédio. Othoniel, por sua vez, relembra sua visita a Niemeyer no Rio de Janeiro, quando contemplaram juntos as estrelas através de uma janela. “A lembrança de contemplar as estrelas com ele através de uma grande janela, como se estivesse de frente para o universo curvo de Brasília, deixou uma profunda impressão em mim”. A mostra permanece em cartaz até 25 de maio.