Search
Close this search box.

Depois de Trump, Elon Musk é o grande vitorioso das eleições americanas

Redação Culturize-se

Foto: Reprodução/X

Com o controle republicano da Casa Branca, do Senado e, possivelmente, da Câmara, Elon Musk provavelmente será um dos maiores beneficiados com essa vitória esmagadora. Os próximos quatro anos podem transformá-lo em algo muito maior do que é hoje: um titã industrial apoiado pelo governo, com poucos equivalentes na história dos EUA.

A empresa de foguetes de Musk já é o contratante mais importante da NASA — uma parceria crucial para o sucesso da SpaceX. Quando a NASA encomenda um foguete da empresa, a SpaceX também pode vender o espaço de carga extra para clientes do setor privado. Isso permite que a SpaceX continue a preencher a órbita terrestre baixa com satélites Starlink, que estão rapidamente mudando a forma como as pessoas ao redor do mundo se conectam à internet, incluindo ucranianos que dependem deles durante a guerra contra a Rússia.

Sob o governo de Joe Biden, a NASA parecia se esforçar para trabalhar com concorrentes da SpaceX, como Boeing e Blue Origin de Jeff Bezos, que estão muito atrás da SpaceX. O próximo administrador da NASA provavelmente favorecerá Musk.

Já a Tesla, empresa de carros elétricos de Musk, enfrenta uma ameaça potencial de concorrentes chineses mais baratos. Tarifas, a política econômica favorita de Trump, poderiam tornar esses concorrentes chineses inacessíveis nos EUA, poupando a Tesla. Outra medida que Trump poderia tomar para ajudar a Tesla é acabar com os subsídios dos EUA para veículos elétricos. Tesla já recebeu muitos recursos do governo, essenciais para seu crescimento, mas não precisa mais deles. A Tesla, antes um veículo de luxo, é agora uma opção mais acessível para compradores de veículos elétricos. Terminar os subsídios prejudicaria os concorrentes da Tesla.

Leia também: Elon Musk – O homem, o mito e as polêmicas

Inteligência artificial

Musk quer vencer a corrida para desenvolver uma inteligência geral artificial, o que provavelmente exigirá esforços industriais massivos. O data center da xAI em Memphis foi o primeiro a conectar 100.000 processadores gráficos. No processo, Musk irritou reguladores ambientais ao conectar geradores a gás para produzir energia suficiente para o complexo.

Elon Musk

A maioria das empresas de IA está pedindo a autoridades estaduais e federais mais recursos energéticos e fundos públicos para modernizar a rede de energia do país. Agora, a xAI poderia obter um tratamento especial nessa busca. A próxima administração Trump também mantém relações mais amigáveis com nações do Golfo, como os Emirados Árabes Unidos, que desejam construir data centers de IA em seu território.

Musk precisaria da aprovação de reguladores dos EUA para construir os modelos de IA mais avançados lá, o que será provavelmente mais fácil com o próximo governo, depois da relutância dos funcionários de Biden preocupados com os laços da região com a China. Os Emirados Árabes têm investido em usinas nucleares e subsidiariam de bom grado as contas de energia enormes associadas ao treinamento e operação de modelos de IA avançados.

Deixe um comentário

Posts Recentes