Redação Culturize-se
A 5ª edição do Festival Tutano, o maior evento gastronômico do sul do Brasil, acontece nos 21, 22 e 23 de setembro no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento promete uma experiência culinária diversificada, com foco especial em tendências contemporâneas e gastronomia inclusiva.
Este ano, o festival adota um novo formato, dedicando o final de semana ao festival propriamente dito e a segunda-feira ao fórum. A feira gastronômica contará com cerca de 40 expositores, oferecendo uma variedade de alimentos, bebidas e produtos, incluindo opções sem glúten e sem lactose.
Um dos destaques do evento são as 28 aulas-show conduzidas por chefs renomados e profissionais de destaque. A programação inclui demonstrações de pratos como lasanha à bolonhesa sem glúten e sem lactose, brioche de fermentação natural sem glúten, e diversas outras receitas que atendem a diferentes restrições alimentares.
Além da gastronomia, o festival oferecerá uma programação musical com bandas locais e um espaço kids com oficinas gastronômicas para crianças, visando estimular o interesse pela culinária desde cedo.
A novidade deste ano é a separação entre o Festival e o Fórum Tutano. O Fórum, agendado para segunda (23), será dedicado a palestras, debates, mentorias de negócios e networking para profissionais e empreendedores do setor gastronômico. Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Marcos Livi, João Diamante, Manu Buffara, Ricardo Moreno e Murilo Padilha.
Um dos painéis de destaque do Fórum, intitulado “A gente não quer só comida, a gente quer comer melhor”, contará com a participação da nutricionista Lidi Barbosa e da chef Gabriela Carvalho. Elas discutirão como uma alimentação adequada pode impactar a qualidade de vida e as tendências de consumo voltadas para uma gastronomia mais inclusiva e saudável.
A ênfase na alimentação saudável e inclusiva reflete uma tendência crescente no Brasil. Segundo o estudo “Panorama do Consumo de Alimentos Saudáveis no Brasil em 2023”, aproximadamente 46% dos brasileiros priorizam o consumo de alimentos saudáveis, visando a promoção da saúde e longevidade.
Alessandra Vianna, coorganizadora do evento, ressalta a importância desse enfoque: “Comer melhor e de forma mais saudável vai muito além da estética. Com os exames de saúde cada vez mais avançados, que revelam predisposições a doenças como câncer, Alzheimer e obesidade, vemos uma crescente busca por dietas que possam prevenir essas condições.”
O Festival Tutano se posiciona, assim, não apenas como um evento gastronômico, mas como um espaço de discussão e promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e inclusivos, alinhando-se às tendências atuais de consumo e às crescentes preocupações com saúde e bem-estar.