Redação Culturize-se
O júri presidido pela sempre espetacular Isabelle Huppert corrigiu uma injustiça histórica em matéria de festivais de cinema ao aferir o Leão de Ouro ao filme “The Room Next Door”. Isso porque embora já tivesse sido premiado em festivais antes, Pedro Almodóvar jamais havia vencido o maior prêmio em um grande festival de cinema. O fato de finalmente fazê-lo por seu primeiro longa-metragem em língua inglesa, algo que lhe provocou tanta insegurança, certamente torna a conquista mais especial.
O prêmio também condiciona Almodóvar e seu filme nas disputas principais do Oscar, tendo em vista que nos últimos oito anos, seis dos vencedores do Leão de Ouro foram indicados aos Oscars de Filme e Direção. Tendência reforçada pelo fato de que o seis filmes em questão eram falados em língua inglesa e em quatro casos por diretores não americanos.
Julianne Moore e Tilda Swinton estrelam como duas amigas em uma trama que defende o direito à eutanásia. Swinton interpreta uma mulher com câncer que pede ajuda à personagem de Moore em seus últimos dias antes de tomar uma pílula que findará sua vida.
Muito celebrado pela crítica internacional, o novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, também foi premiado em Veneza. O longa levou o prêmio de Roteiro e depois de suscitar comentários para a atuação de Fernanda Torres parece fatídico que será o o escolhido do Brasil para tentar o Oscar. O longa, que promove ainda o reencontro de Salles e Fernanda Montenegro, já se insere na corrida pelo Oscar mesmo sem a anuência do comitê brasileiro.
Nicole Kidman, pelo thriller erótico “Babygirl”, foi escolhida a melhor atriz e o sempre espetacular Vincent Lindon, o melhor ator por “The Quiet Son”, um drama sobre pai e filho separados por ideologias políticas.
Outro filme muito bem comentado em Veneza, “The Brutalist”, rendeu o prêmio de direção para Brady Corbert e o filme talvez se afigure como elemento surpresa na temporada do Oscar, ratificando mais uma vez o status de Veneza como principal plataforma para o Oscar.
Veja a lista de premiados
- Leão de Ouro de Melhor Filme: “The Room Next Door”, de Pedro Almodóvar
- Leão de Prata de Melhor Diretor: Brady Corbet, por “The Brutalist”
- Grande Prêmio do Júri: “Vermiglio”, de Maura Delpero
- Prêmio Especial do Júri: “April”, de Dea Kulumbegashvili
- Atriz: Nicole Kidman, por “Babygirl”
- Ator: Vincent Lindon, por “The Quiet Son”
- Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega, por “Ainda Estou Aqui”