Search
Close this search box.

Livro examina misoginia da mídia de celebridades dos anos 2000 a partir da carreira de Britney Spears, Linday Lohan e outras

Redação Culturize-se

Toxic
Britney Spears em cena do clipe de “Toxic”, do qual o livro de Sarah Ditum empresta o título | Foto: Divulgação

A cultura de celebridades nos anos 2000 foi um terreno perigoso para as mulheres famosas. Como abordado por Sarah Ditum em seu livro Toxic: Mulheres, Fama e a Misoginia nos Anos 2000“, essa época foi marcada por uma confluência entre o surgimento da internet, a obsessão com fofocas e uma misoginia desenfreada que afetava desproporcionalmente as mulheres sob os holofotes. Essa cultura de fofoca e exploração transformou a vida dessas celebridades em um espetáculo público, alimentando uma audiência que se deliciava tanto com a ascensão quanto com a queda dessas mulheres.

Britney Spears é um exemplo paradigmático desse cenário. No auge de sua carreira, Spears era uma das maiores estrelas pop do mundo. No entanto, ao longo dos anos 2000, sua vida privada foi exposta e explorada de maneira brutal. Sua crise de saúde mental, que culminou com imagens dela raspando a cabeça e atacando paparazzi com um guarda-chuva, tornou-se um espetáculo global. Essas imagens não apenas se tornaram memes, mas também foram usadas para perpetuar uma narrativa de instabilidade e fracasso. Como aponta Ditum, as tecnologias da época, como os sites de fofoca, tornaram-se ferramentas implacáveis para a disseminação de informações privadas, e as mulheres, como Spears, eram as principais vítimas.

O livro Toxic

O caso de Britney não foi isolado. Janet Jackson enfrentou seu próprio escândalo após o infame incidente do Super Bowl de 2004, quando Justin Timberlake expôs seu seio em uma apresentação ao vivo. Embora o episódio tenha durado menos de um segundo, as repercussões foram massivas, especialmente para Jackson. Ela foi acusada de ser a principal responsável pelo incidente, enquanto Timberlake conseguiu evitar grande parte da reação negativa. A mídia amplificou o incidente, replicando a imagem infinitamente na internet e exacerbando as consequências para a carreira de Jackson. Esse episódio exemplifica como, na época, as mulheres eram punidas com muito mais severidade do que os homens em situações semelhantes.

Outro nome marcante dessa era é Amy Winehouse. Sua luta contra o vício e os problemas de saúde mental foram intensamente documentados e explorados pela mídia. Canções como Rehab, que detalham sua recusa em procurar tratamento, tornaram-se sucesso, mas também foram vistas como um prenúncio de seu eventual colapso. Winehouse, assim como Spears e Jackson, foi uma vítima da cultura de fofoca e do voyeurismo que caracterizou os anos 2000. Sua morte prematura, aos 27 anos, ressaltou os perigos dessa cultura e a forma como a sociedade consome a dor e o sofrimento das celebridades.

Paris Hilton e Kim Kardashian representam um outro lado dessa moeda. Ambas se tornaram famosas, em parte, devido ao vazamento de “sex tapes” que rapidamente se espalharam pela internet. Essas gravações, originalmente privadas, foram usadas para envergonhá-las e expô-las publicamente. No entanto, tanto Hilton quanto Kardashian conseguiram, de maneiras diferentes, se apropriar dessa exposição negativa e construir carreiras baseadas na sua notoriedade. Kim Kardashian, em particular, aprendeu a manipular a atenção negativa, transformando-a em um império de mídia. O reality show “Keeping Up with the Kardashians“, por exemplo, foi uma plataforma através da qual a família Kardashian conseguiu capitalizar sobre sua própria fama, muitas vezes ridicularizando-se e, ao mesmo tempo, mantendo o controle sobre a narrativa.

O lastro de uma cultura tóxica

Sarah Ditum | Foto: Reprodução X

Ditum sugere que, enquanto algumas mulheres, como Kardashian, aprenderam a jogar o jogo da fama nos anos 2000, a maioria das celebridades não teve essa sorte. Lindsay Lohan, por exemplo, foi outra vítima do ciclo vicioso de exposição pública e ridicularização. Sua luta contra o vício e suas repetidas entradas e saídas de reabilitação foram exploradas pela mídia, transformando sua vida pessoal em um espetáculo público.

Em meio a essa cultura tóxica, as redes sociais começaram a emergir como um novo campo de batalha. A partir de 2013, celebridades como Beyoncé e Taylor Swift começaram a usar plataformas como o Instagram para retomar o controle sobre suas imagens e narrativas. Agora, essas figuras públicas não precisavam mais depender de paparazzi ou blogs de fofoca para se comunicar com seus fãs; elas podiam falar diretamente com seu público, criando e moldando suas próprias histórias. Essa mudança de poder foi significativa, permitindo que algumas mulheres celebridades redefinissem suas carreiras e evitassem, em parte, o escrutínio implacável da mídia tradicional.

No entanto, Ditum observa que essa nova autonomia não resolveu completamente o problema. Embora as celebridades tenham ganhado mais controle sobre suas narrativas, o ambiente digital ainda é um lugar hostil. A era dos paparazzi e tabloides pode ter diminuído, mas a crueldade e a misoginia encontraram novas formas de se manifestar, especialmente nas redes sociais. A internet permite que boatos, imagens e comentários depreciativos se espalhem com uma rapidez e alcance sem precedentes, e a cultura de julgamento e vergonha continua a prosperar.

Além disso, a interseção entre gênero e raça desempenhou um papel crucial na forma como essas mulheres foram tratadas pela mídia. Janet Jackson, por exemplo, viu sua carreira mainstream ser afetada drasticamente após o escândalo do Super Bowl, enquanto Timberlake continuou a prosperar. A sociedade, como aponta Ditum, ainda não havia desenvolvido um vocabulário adequado para lidar com questões de abuso e exploração, especialmente quando envolvia mulheres negras, como no caso de Aaliyah, cuja relação com R. Kelly foi amplamente ignorada na época.

Hoje, enquanto a cultura das celebridades se adapta ao novo ambiente digital, muitos dos problemas persistem. As mulheres ainda enfrentam uma pressão imensa para manter uma imagem pública perfeita, e a misoginia continua a ser um fator predominante na maneira como são julgadas. No entanto, há sinais de progresso. O controle que celebridades agora têm sobre suas próprias narrativas, combinado com um público cada vez mais consciente das questões de consentimento, poder e privacidade, oferece esperança de que as gerações futuras possam navegar por essa selva com menos danos e mais autonomia.

Deixe um comentário

Posts Recentes