Search
Close this search box.

As mudanças de rota do AppleTV+

Reinaldo Glioche

Lançado em 2019 e confortável no papel de grife no universo do streaming, o AppleTV+, plataforma de streaming da Apple, está recalculando a rota. Desde seu lançamento, a plataforma tem apostado em produtos de qualidade. Séries caras e com talentos do primeiro time de Hollywood e filmes com ambição artística como “Assassinos da Lua das Flores” e com jeitão de cinemão como “Ghosted” e “Napoleão”.

A espetacular e cara “See” não seria produzida pelo AppleTV+ sob a nova estratégia do streaming | Foto: Divulgação

Em 2024 já foi perceptível uma desaceleração na escala de lançamentos. Se antes toda a semana tinha série nova chegando no catálogo, neste ano não foi bem assim. E essa é a tendência. A Apple já anunciou que será mais criteriosa na escolha de projetos e que fará um pente fino nos gastos no audiovisual. Séries muito caras talvez tenham menos chances do que outrora. Em compensação, o apelo popular de séries limitadas como “The Last Thing He Told me”, com Jennifer Garner, “Dark Matter”, com Joel Edgerton e Jennifer Connelly, “Presumed Innocent”, com Jake Gyllenhaal, e “Hijack”, com Idris Elba, fizeram com que a plataforma renovasse essas produções para uma segunda temporada.

Esse é um indício de que apesar do orgulho de ser apontada pela crítica como a “nova HBO” por apresentar produções de alta qualidade, a Apple também quer perseguir o público, cada vez mais arredio à ideia de ter vários streamings.

Passa por aí também a desistência de lançar todos os seus filmes no cinema. “Lobos”, comédia de ação estrelada por George Clooney e Brad Pitt, que no Brasil seria lançado em parceria com a Sony Pictures (que lançou “Napoleão”) foi retirado em cima da hora do calendário de estreias. O filme estrearia em setembro e agora vai direto para o catálogo do streaming. Não se trata de descontentamento com o filme ou de não acreditar em seu potencial comercial. Além de reunir dois dois maiores astros do cinema e que tem uma camaradagem particular, o longa já teve sua sequência confirmada.

Cena do filme Lobos
Brad Pitt e George Clooney em cena do filme “Lobos” | Foto: Divulgação

Em compensação, em meio à aquecida disputa por direitos esportivos no streaming, a Apple que há dois anos era a plataforma mais entusiasmada nesta seara, parece recuar. Os direitos globais da MLB (liga de baseball) seguem com a empresa, que atuou diretamente para Messi ir para a MLS (liga de futebol, o soccer, dos EUA), cujos direitos globais também estão com a Apple. Mas a empresa esfriou o interesse em outros direitos que estava cortejando, como a Fórmula 1.

A ver qual será a resposta do público a essa movimentação. O AppleTV+, vale lembrar, é a única plataforma de streaming que ainda não cedeu à publicidade.

Deixe um comentário

Posts Recentes