Reinaldo Glioche
A Retrato Filmes, nova distribuidora audiovisual fundada por Daniel Pech e Felipe Lopes, estreia no mercado brasileiro com o objetivo de ampliar a distribuição de obras nacionais e coproduções latino-americanas. Com foco em longas independentes de perfil autoral, a empresa já conta com quatro lançamentos premiados e aclamados pela crítica internacional programados para 2024.
Entre os filmes do portfólio inicial da distribuidora está “O auge humano 3”, do argentino Eduardo Williams, premiado no Festival de Locarno. O longa, que estreia nos cinemas brasileiros em 15 de agosto, mistura elementos de documentário e ficção científica.
“Meu objetivo era fazer um filme que não fosse apenas reflexo das minhas ideias, mas do que acontece quando elas são apropriadas por pessoas diferentes e refletidas em espaços que eu não conhecia na época em que as escrevi”, explica Williams sobre sua obra.
A Retrato Filmes também traz para o Brasil “Prisão nos Andes”, “Salão de baile – this is ballroom” e “Alma do Deserto”, este último com estreia confirmada na próxima edição do Festival de Veneza.
Os fundadores da distribuidora, egressos do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), unem experiências complementares. Lopes tem carreira consolidada na distribuição como sócio da Vitrine Filmes, enquanto Pech atua há anos como produtor.
“Há muitos anos desejo entrar no ramo da distribuição e pensar a dinâmica desse mercado junto aos ótimos profissionais e colegas que atuam nele. Acredito que minha trajetória na produção pode agregar no sentido de pensar novas formas de estabelecer relações mutuamente vantajosas entre os dois elos do setor”, afirma Pech.
Lopes complementa: “O setor de distribuição segue sendo um gargalo – temos muitos filmes para poucas distribuidoras. Quando Daniel trouxe essa carteira de longas com financiamento foi possível colaborar com este projeto sem alterar minha atuação como sócio-diretor da Vitrine. Há espaço e necessidade para o surgimento de mais distribuidoras atuando nesse elo da cadeia”.
A equipe da Retrato Filmes conta ainda com Carmen Galera como Gerente de Lançamentos, profissional com passagens por empresas como Bonfilm e Pagu Pictures.
Com um início promissor e parcerias estabelecidas, a Retrato Filmes já planeja sua carteira de lançamentos para 2025, prometendo trazer ao público brasileiro produções independentes sobre temas variados e com impacto social e artístico.