Livro “Negras Imagens” tem download disponibilizado gratuitamente pelo IMS em seu site e reúne ensaios críticos que analisam imagens do acervo do instituto
Redação Culturize-se
O Instituto Moreira Salles (IMS) acaba de disponibilizar para leitura e download gratuito o ebook “Negras Imagens − Formação a partir do acervo IMS”. A iniciativa visa difundir narrativas contemporâneas centradas em questões de raça e gênero, reunindo dez ensaios críticos que analisam imagens de mulheres, crianças e homens negros presentes nos acervos fotográficos e iconográficos do IMS, assim como obras de autoria negra.
Os ensaios, assinados por prestigiados autores como Alexandre Araujo Bispo, Ana Beatriz Almeida, Diane Lima, Ione da Silva Jovino, Janaina Damaceno, Juliana Barreto Farias, Mônica Cardim, Rafael Domingos Oliveira, Roberto Conduru e Vanicléia Silva Santos, exploram temas abordados em encontros online promovidos pelo IMS em 2022, em conexão com a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”.
A publicação destaca narrativas muitas vezes negligenciadas, apontando para a construção de novos entendimentos sobre a história afro-brasileira e o conceito de patrimônio. Além disso, o material serve como fonte de referência para pesquisadores e professores, contribuindo para o cumprimento da lei 10.639/03, que determina a abordagem da história e cultura afro-brasileira no ensino.
Renata Bittencourt, diretora de educação do IMS, enfatiza o compromisso da instituição com a construção de saberes críticos e plurais em torno de suas coleções. Segundo ela, os ensaios presentes no ebook alimentam o olhar renovador do IMS sobre o patrimônio que guarda, impulsionando ações e projetos, especialmente na área de educação. O volume aborda diversas perspectivas, desde a análise de obras de artistas contemporâneos contemplados pelo programa Convida, até a reflexão sobre representações de crianças negras nas coleções do IMS. O lançamento evidencia o esforço do IMS em ampliar e diversificar as vozes presentes em seu acervo, promovendo uma abordagem mais inclusiva e representativa.