Redação Culturize-se
O filme brasileiro “Doutor Monstro”, dirigido por Marcos Jorge e produzido pela Zencrane Filmes, concluiu suas filmagens em Curitiba na última semana. Inspirado no polêmico julgamento de 2008 envolvendo o cirurgião plástico Farah Jorge Farah, o longa, protagonizado por Taís Araújo, mergulha nas intricadas questões do feminicídio e nos meandros do sistema judicial brasileiro.
Marcos Jorge, também roteirista junto com Bernardo Rennó, compartilha sua motivação para resgatar o caso: “Me interessei em resgatar esta história pela forma como as brechas da justiça brasileira e os holofotes da mídia criaram um cenário possível para colocar em dúvida a culpabilidade de um réu confesso. ‘Doutor Monstro’ convida o espectador a pensar sobre os mecanismos da justiça e o sensacionalismo da mídia em torno de crimes hediondos.”
Taís Araújo assume o papel de Claudia Ferreira, uma fictícia promotora de justiça determinada a condenar o médico Farah Jorge Farah, interpretado por Marat Descartes, que confessou ter assassinado e esquartejado sua paciente, Maria do Carmo Alves. Completam o elenco principal Guilherme Weber como o advogado Ronaldo Pontes e Marcelina Fialho como a vítima Carmem.
Claudia da Natividade, produtora da Zencrane Filmes, comenta sobre um dos atrativos do longa. “Ainda não temos uma tradição de filmes de tribunal no país, mas é um dos gêneros preferidos dos espectadores, por isso acreditamos que o público vai se interessar nessa história que retrata um ‘true crime’ brasileiro.”
O filme narra a história de uma promotora de justiça obstinada diante da missão de condenar um cirurgião plástico que confessou um brutal assassinato. O caso, inspirado em um dos mais emblemáticos tribunais do júri da crônica criminal brasileira, revela como a ambição, a busca pela audiência e as brechas do sistema jurídico podem distorcer a verdade. “Doutor Monstro” desafia o público a repensar o papel da justiça e da mídia diante de crimes que chocam e questionam nossa sociedade.
Colaboração com o Judiciário de Curitiba
Embora o crime real tenha ocorrido em São Paulo, grande parte das filmagens de “Doutor Monstro” se concentrou em Curitiba, especialmente nos momentos cruciais do julgamento. A produtora destaca a colaboração única com o poder judiciário: “O poder judiciário local gentilmente nos cedeu o uso do Tribunal do Júri, um prédio histórico de relevante importância arquitetônica, mesmo com a estrutura das salas de audiência e dos escritórios funcionando simultaneamente no mesmo prédio. Foi uma experiência muito interessante de cooperação e interação entre os representantes da justiça e o cinema.”
“Doutor Monstro” é uma produção Zencrane Filmes, em coprodução com a Paramount Pictures e a atriz Taís Araújo. A distribuição nos cinemas será da Paramount Pictures. A estreia está prevista para 2024.