Redação Culturize-se
A partir desta quinta (30), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) é palco da exposição “Década dos Oceanos – I Mostra Nacional de Criptoarte”, movimentando o Centro da cidade do Rio de Janeiro. Este evento imersivo busca fomentar reflexões profundas sobre a interseção entre nosso mundo contemporâneo e o futuro desejado em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiperconectado e altamente tecnológico, porém enfrentando desafios claros de coexistência e sustentabilidade.
A exposição, idealizada por Byron Mendes, fundador da Metaverse Agency, primeira agência de criptoarte no Brasil, e com curadoria de Marcio Harum, membro da equipe curatorial da Bienal de Arte Contemporânea de Antofagasta no Chile, reunirá 27 artistas em prol da causa oceânica.
“Apresentando um sentido universalmente crítico a partir da criação de obras temáticas voltadas à sobrevivência dos litorais, o grupo reunido de artistas participantes, através de suas pesquisas em arte, ciência e tecnologia, transforma o assunto protagonista da exposição em um libelo acerca dos urgentes e difíceis desafios dos mares”, afirma Marcio Harum.
A mostra, que ocorre em consonância com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em prol dos oceanos, destaca a importância de novos aplicativos, serviços, mecanismos e filtros que elucidem os problemas globais da Década dos Oceanos ao grande público, tanto online quanto presencial.
Leia também: SP Ocean Week 2023 busca conscientizar sobre os mares
Além de promover a conscientização sobre a saúde dos oceanos, a exposição destaca-se pela pluralidade, reunindo artistas de diversas origens e identidades, como mulheres, artistas afrodescendentes e a comunidade LGBTQIAPN+. Dessa forma, a mostra proporciona uma visão única e relevante da criptoarte no contexto brasileiro.
Com um percurso expositivo disruptivo, focado na interatividade, sensorialidade e emocionalidade, a mostra propõe uma jornada metrificada por sensações, percepções e emoções. A exposição apresenta uma celebração da potência da produção brasileira no cenário da arte contemporânea, destacando 27 artistas nacionais.
O evento, no 2º andar do CCBB RJ, proporcionará aos visitantes uma imersão profunda no mundo da criptoarte, promovendo reflexões sobre a interação entre a natureza, a arte e a tecnologia.
Serviço
“I Mostra Nacional de Criptoarte – Década dos Oceanos”
Data: De 30 de novembro de 2023 a 26 de fevereiro de 2024
Hora: De quarta a segunda (fecha às terças), das 9h às 20h
Entrada Gratuita
Ingressos disponibilizados na bilheteria do CCBB RJ ou em BB Cultura