Search
Close this search box.

Museu Judaico promove evento literário com debates sobre memória e identidade

Redação Culturize-se

O Museu Judaico de São Paulo recebe a segunda edição do Festival Literário (FliMUJ), entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, abordando a temática central “E se eu me esquecer de ti?”. Trinta autores, brasileiros e estrangeiros, explorarão, a partir de perspectivas judaicas e não judaicas, a importância da lembrança e o direito ao esquecimento.

Sob a curadoria de Daniel Douek, cientista social, mestre em Letras pelo programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP, e Rita Palmeira, crítica literária, editora, doutora em Literatura Brasileira pela USP e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp, o FliMUJ deste ano promete 12 meses de reflexões sobre os diversos usos da noção de dever de memória.

A proposta do evento é discutir os desafios relacionados à preservação do passado de uma sociedade, desde suas tradições até a abordagem de feridas resultantes de projetos desumanos, como a escravidão, o extermínio e o colonialismo. Os curadores, Daniel Douek e Rita Palmeira, levantam questões cruciais, como quem tem o privilégio de esquecer ou o dever de lembrar, especialmente diante de eventos traumáticos.

A autora Betina Anton | Foto: Divulgação

“Se uma sociedade não existe sem seu passado, desde suas tradições até o enfrentamento das chagas resultantes de projetos desumanos – a escravização, o extermínio ou o colonialismo de forma mais ampla –, o indivíduo submetido a eventos traumáticos deve poder esquecer”, afirmam os curadores.

Os debatedores

O evento contará com convidados internacionais de prestígio, incluindo o escritor e humorista inglês David Baddiel, o intelectual afro-judeu estadunidense Lewis Gordon, a escritora russa naturalizada alemã Lena Gorelik, a autora francesa Colombe Schneck e o escritor israelense Iddo Gefen, que coletou sonhos de israelenses e palestinos nas fronteiras entre Israel, Gaza e Cisjordânia.

Entre os escritores brasileiros presentes estão Bianca Santana, Betina Anton, Assucena, Bernardo Kucinski, Christian Dunker, Cida Bento, Cintia Moscovich, Clarice Niskier, Flavia Castro, Fortuna, Jacques Fux, Márcia Mura, Marcos Guterman, Michel Gherman, Michel Laub e Prisca Agustoni.

A programação promete proporcionar debates profundos sobre memória, esquecimento e a complexidade das narrativas contemporâneas, sendo uma oportunidade única para mergulhar em reflexões literárias enriquecedoras.

Deixe um comentário

Posts Recentes