Search
Close this search box.

MASP promove seminário sobre relação da obra de Claude Monet com a ecologia

Redação Culturize-se

Claude Monet, A canoa sobre o Epte, c. 1890, acervo MASP
Claude Monet, A canoa sobre o Epte, c. 1890 | Foto: acervo MASP

Na quinta-feira (9), o MASP apresentará o seminário “A Ecologia de Monet” como parte do seu programa anual dedicado às “Histórias da Ecologia.” Este evento online, gratuito e que poderá ser acompanhado no canal do museu no YouTube antecipa a exposição do MASP, agendada para o ano de 2025, que será inteiramente voltada para o artista Claude Monet (1840-1926) e sua complexa relação com a ecologia e o meio ambiente.

Nas últimas décadas, diversos estudiosos, incluindo historiadores da arte, acadêmicos, artistas e curadores, têm realizado pesquisas que proporcionam novas análises das obras de Monet, explorando as interconexões entre arte, cultura e natureza.

O objetivo deste seminário é compartilhar com o público essas perspectivas inovadoras, abrangendo temas como o impacto das mudanças nos processos de produção e nas dinâmicas sociais na formação do universo impressionista, a percepção do mundo natural como um sistema complexo e interdependente, bem como o desenvolvimento de uma consciência ecológica que considera tanto a biologia quanto a fenomenologia.

Duas das obras mais significativas de Monet na América Latina, “A Canoa sobre o Epte” (c. 1890) e “A Ponte Japonesa sobre a Lagoa das Ninféias em Giverny” (1920-24), fazem parte do acervo do MASP. Ambas pinturas dialogam com os temas que serão abordados no seminário.

O evento será transmitido através do canal do MASP no YouTube e contará com tradução simultânea para Libras, português e inglês. Para obter um certificado de participação, os interessados deverão realizar um cadastro utilizando o link que será fornecido durante o seminário.

Deixe um comentário

Posts Recentes