Exposição na Espanha celebra legado de Helmut Newton

Redação Culturize-se

A pequena cidade costeira de Coruña, na Galícia, no norte da Espanha, está se tornando rapidamente um destino cultural inesperado para entusiastas da fotografia de moda. Nos últimos dois anos, ela sediou grandes retrospectivas de Peter Lindbergh e Steven Meisel; agora é a vez de Helmut Newton brilhar, o influente criador de imagens alemão é o foco de ‘Helmut Newton – Fato & Ficção’.

Foto de Helmut Newton
Foto: Helmut Newton Foundation

“Fato & Ficção” celebra a prolífica produção do fotógrafo nascido em Berlim em 1920 e aprendiz de Yva, o pseudônimo profissional da fotógrafa Else Ernestine Neuländer-Simon, que fez parte da efervescente cena de vanguarda na Alemanha na década de 1930. Mudando-se para a Austrália em 1940, onde serviu por cinco anos no exército do país, ele retornaria à Europa para trabalhar na Vogue britânica no final dos anos 1950.

Isso marcaria o início de uma carreira ilustre na moda para Newton, que, para edições internacionais da Vogue e inúmeros outros títulos, criou suas fotos provocativas e sensuais, infundidas com as femmes fatales do film noir, elementos de S&M e fetiche, e traços de surrealismo. Seu trabalho continua altamente influente hoje em dia.

A nova exposição – uma grande retrospectiva de seu trabalho – é criada em colaboração com a Fundação Helmut Newton e será curada por Philippe Garner, Matthias Harder e Tim Jefferies. Filmes fornecerão novos insights sobre o processo de trabalho do fotógrafo, enquanto uma seleção de imagens de moda capturará o que os organizadores chamam de seu estilo ‘audacioso e sem desculpas’ (como sua icônica série ‘Big Nudes’). Retratos de inúmeras personalidades também estarão em destaque, entre eles Andy Warhol, David Bowie, Karl Lagerfeld e Naomi Campbell. Um contraponto surge em um lado menos conhecido de sua obra, uma série de imagens de paisagens urbanas – cada uma delas ressoante com sua carreira – de Monte Carlo a Los Angeles.

Deixe um comentário