Search
Close this search box.

Festival do Rio e Mostra de SP fazem de outubro um mês especial para o cinéfilo brasileiro

Redação Culturize-se

O mês de outubro se revela um período especial para os cinéfilos brasileiros, marcado pela realização do Festival do Rio 2023 e pela 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Depois de alguns anos de instabilidade, causada pela pandemia e pelo desinvestimento de empresas públicas em patrocínios dos eventos, eles voltam a ter uma composição mais densa em 2023.

O Festival do Rio, que ocorrerá de 5 a 15 de outubro, oferecerá uma seleção abrangente de mais de 200 títulos, tanto nacionais quanto internacionais. Os ingressos começarão a ser vendidos a partir de 02 de outubro no site da Ingresso.com, além de estarem disponíveis nas bilheterias dos cinemas durante o festival.

Domino
“Priscilla” vai encerrar o Festival do Rio | Foto: Divulgação

O evento contará com uma programação diversificada que inclui sessões especiais, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção que reflete a diversidade da produção cinematográfica brasileira e internacional. Além disso, o RioMarket oferecerá mesas e masterclasses para o mercado, bem como sessões abertas ao público mediante inscrição prévia.

A Gala de Abertura, agendada para o dia 5 de outubro no Cine Odeon, apresentará o filme “Atiraram no Pianista”, de Fernando Trueba e Javier Mariscal, uma animação que celebra a música brasileira e a liberdade de expressão. A Gala de Encerramento, em 14 de outubro, surpreenderá o público com os filmes “Priscilla”, dirigido por Sofia Coppola, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini. Será a primeira vez que o evento será encerrado com dois filmes.

Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio, destaca a celebração da edição histórica de 25 anos do festival como uma oportunidade para explorar a pluralidade do Brasil e da sétima arte.

Mostra traz filmes de grife

A 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorrerá entre 19 de outubro e 1º de novembro, terá o cineasta Michelangelo Antonioni como homenageado. A retrospectiva de sua obra exibirá 23 filmes. O evento exibirá, ainda, possíveis indicados ao Oscar e outras produções premiadas em festivais mundo afora.

Maestro
Cena de “Maestro” | Foto: Divulgação

Um dos filmes mais aguardados da Mostra é “Maestro”, dirigido por Bradley Cooper, uma cinebiografia do compositor americano Leonard Bernstein. Outro destaque é “Evil Does Not Exist”, do cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

A lista de longas inclui ainda “About Dry Gasses”, de Nuri Bilge Ceylan, que premiou Merve Dizdar como Melhor Atriz no Festival de Cannes, e “Afire”, do alemão Christian Petzold, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim. “La Chimera”, de Alice Rohrwacher, com a participação da brasileira Carol Duarte, e “Cerrar los Ojos”, do espanhol Víctor Erice, também estão entre os destaques.

Fundada em 1977, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem como objetivo promover a exibição de filmes de diversas nacionalidades e estilos, proporcionando aos cinéfilos brasileiros acesso a uma ampla gama de produções internacionais. Além das projeções, o evento inclui debates, palestras e workshops relacionados ao cinema, promovendo a troca de ideias entre cineastas, críticos e o público.

Deixe um comentário

Posts Recentes