Reinaldo Glioche
O cineasta chinês John Woo está de volta a Hollywood depois de um longo período afastado. “Silent Night“, um filme de ação sem diálogos, tem estreia marcada nos EUA para 1º de dezembro. O último filme de Woo no cinema americano foi o subestimado “O Pagamento”, estrelado por Ben Affleck e Uma Thurman, em 2003.
“Silent Night” é um conto sombrio de vingança de um pai atormentado (Joel Kinnaman) que testemunha a morte de seu jovem filho quando fica no fogo cruzado de uma gangue na véspera de Natal. Enquanto se recupera de uma ferida que lhe custa a voz, o personagem de Kinnaman torna a vingança sua missão de vida e embarca em um rigoroso treinamento para vingar a morte de seu filho.
“É um filme de ação muito dinâmico com drama pesado, mas o enredo real é bem simples”, disse Kinnaman em entrevista ao Collider mais cedo neste ano. “E eu acho que você realmente quer isso em um filme onde você não tem nenhum diálogo para explicar aos espectadores o que está acontecendo. Então eu acho que vai ser bem fácil de seguir, e espero que você sinta toda a emoção apenas pelos olhos e pela ação”.
Woo é um cineasta conhecido por privilegiar a linguagem da ação e ajudou a tornar filmes como “A Outra Face” (1997) e “Missão: Impossível 2” atemporais. “Ele conta a história da maneira como coloca a câmera, como a move”, deslumbra-se Kinnaman.
Nesses 20 anos afastado de Hollywood, Woo dirigiu produções na China, como o épico “A Batalha dos Três Reinos”, mas jamais provocou o ensimesmamento dos tempos de Hollywood.