Serão selecionados oito artistas que terão seus trabalhos comissionados e expostos em diferentes locais dos bairros de Pinheiros e Vila Madalena, além do Parque Villa- Lobos, em São Paulo
Redação Culturize-se
O NaLata, um festival internacional de arte urbana programado para ocorrer em São Paulo, de 13 de outubro a 4 de novembro, tem uma novidade para sua quarta edição, que é uma seletiva para artistas brasileiros. As inscrições ocorrem até 1° de outubro. Os interessados em exibir seus trabalhos podem preencher um formulário eletrônico no site oficial do evento. A participação é gratuita e aberta exclusivamente para indivíduos maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados.
A curadoria do festival selecionará 16 artistas com base na análise de seus portfólios, avaliando critérios como originalidade, criatividade e habilidade técnica. A distribuição será a seguinte: três artistas criarão pinturas em empenas, três em murais e outros dez serão escolhidos pela equipe curatorial para a competição de votação pública. A votação definirá os dois artistas mais votados que irão pintar contêineres. Somente obras autorais ou em coautoria do participante serão aceitas.
No dia 10 de outubro, os artistas escolhidos serão anunciados e receberão um cachê no valor de R$ 5.000,00, juntamente com os materiais necessários para a execução de suas obras. Luan Cardoso, curador artístico do NaLata, comenta: “Esta seletiva é a oportunidade de destacar novos talentos da arte urbana nacional, trazendo novas perspectivas para fortalecer a cena artística da cidade”.
Luiz Restiffe, sócio da agência InHaus, coprodutora do NaLata, destaca: “O festival é uma manifestação de diversidade cultural e expressão artística. A seleção destaca e reforça a importância dessa expressão por meio da arte urbana, que dá vida às ruas da cidade”. Juliano Libman, também sócio da InHaus, acrescenta: “Desde 2020, o festival vem transformando o visual da cidade, valorizando cada vez mais a arte urbana e seus artistas, e o edital é uma iniciativa que fortalece esse cenário”.