Redação Culturize-se
Elena Mottola entrou no mundo da moda quando ainda estava no ensino médio. Junto com seu namorado Pierre Kaczmarek, a jovem parisiense chamou a atenção com a linha de roupas desconstruídas e elegantes de sua marca Afterhomework. Após quatro anos nessa aventura, que ela considera tão formativa quanto uma escola de moda, ela decidiu mudar de rumo.
Elena compara ter uma marca de moda a impor uma visão duas a quatro vezes por ano, enquanto ela estava mais interessada em compartilhar uma visão muitas vezes ao longo do ano. Ela usa a analogia de ser um DJ versus criar um álbum, onde um DJ pode mudar as músicas a cada noite, ao contrário de um músico que tem que cantar as mesmas músicas repetidamente.
Assim, ela mudou para a carreira de stylist, acumulando editoriais e colaborações com publicações e marcas renomadas. Elena conflui em seu trabalho referências tão diversas de filmes de cineastas como Paolo Sorrentino, Terrence Malick e Wes Anderson, à viagens que fez na infância. Ela destaca a importância de fazer seu trabalho compreensível e legível para todos, incluindo suas avós.
Elena Mottola revela que seu momento de destaque como stylist foi trabalhar com a cantora Lous and the Yakuza e como seu objetivo é criar roupas que transmitam uma mensagem apropriada. Elena também fala sobre como ela escolhe suas roupas pela manhã, valorizando sentir-se bem em sua roupa antes de sair. Ela enfatiza a importância do sex appeal natural e da elegância sem esforço na moda. A francesa observa, ainda, em entrevista à revista Cultured, que as renúncias são tão importantes quanto aquilo que optamos por usar.