Search
Close this search box.

A evolução de Rafael Motta, mineiro que inaugura exposição em Nova York

Redação Culturize-se

O artista mineiro multiplataformas, Rafael Motta, descobriu sua vocação muito jovem, aos 14 anos, enquanto ainda cursava o colegial na Fundação Torino. Foi nessa época que ele personalizou um tênis para que um colega presenteasse um professor. O resultado foi tão impressionante que logo outros colegas começaram a pedir customizações também. Assim, surgiu o perfil “Personalized Shoes” e o início de uma trajetória artística para o talentoso artista, hoje com 24 anos.

Com o sucesso das personalizações em tênis, Rafael expandiu suas intervenções para bolsas e outras peças de couro, até mesmo sendo convidado para uma ativação em um evento na Saks, em Miami – sua primeira intervenção artística ao vivo fora do Brasil. Essa experiência impulsionou-o a explorar novas expressões de arte, levando-o a criar suas primeiras pinturas em telas e esculturas em gesso, consolidando assim sua identidade como artista.

Rafael Motta buscou ampliar suas habilidades estudando Design em Milão, na NABA (Nuova Accademia di Belle Arti), e cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade FUMEC, em Belo Horizonte. Apesar de trabalhar em arquitetura e design de móveis no Studio Juliana Lima Vasconcellos, sua conexão com o universo da moda o levou a criar sua própria marca de roupas genderless, chamada No Name. Suas criações em tecidos naturais, principalmente em linho, incorporam a essência de sua arte, trazendo elementos que transmitem uma mensagem com propósito para os consumidores de moda.

Rafael Motta
Foto: Divulgação

Se experimentando na moda

O talento de Rafael Motta o levou a produzir customizações ao vivo em eventos para marcas renomadas, como Saks Fifth Avenue e Brazil Fashion Forum, em Miami, e Coterie em Nova York, além de colaborações com marcas como Bvulgari, Azimut, Schutz, Arezzo, entre outras. No entanto, um dos pontos altos de sua carreira foi a colaboração com a marca Patrícia Motta, de sua mãe, no lançamento da collab Pure Heart. Essa coleção traz elementos centrais de sua narrativa artística, que foram extraídos das telas e traduzidos para a moda em bordados feitos por artesãos mineiros em corsets de couro.

O foco de sua arte está em valorizar o consumo consciente e a ressignificação de peças de roupas, transmitindo suas emoções e pensamentos em cada criação. Agora, preparando-se para sua primeira exposição internacional, intitulada “e·qui·lib·ri·um: A Exposição que Transcende o Equilíbrio entre o Sentir e o Pensar!”, Rafael Motta escolheu os Hamptons como palco para abrigar sua série de telas.

A mostra aborda a importância do equilíbrio entre o sentir e o pensar em nossas vidas, representado pelo coração humano e suas artérias que remetem às raízes das árvores. A exposição convida o público a refletir sobre como encontrar esse equilíbrio, valorizando a essência e os valores pessoais enquanto perseguimos nossos objetivos e sonhos. É um lembrete poderoso de que não devemos negligenciar nossas emoções e intuições na busca pelo sucesso, mas sim integrá-las em nosso processo de tomada de decisão e crescimento pessoal.

“e·qui·lib·ri·um: A Exposição que Transcende o Equilíbrio entre o Sentir e o Pensar!” vem para o Brasil ainda no segundo semestre deste ano.

Deixe um comentário

Posts Recentes