Revista Magma é uma nova publicação, bancada por uma casa de moda italiana e voltada para um público mais elitizado, mas traz uma proposta sedutora
Redação Culturize-se
Magma, uma nova publicação criada com o apoio da Bottega Veneta, incorpora a essência artística e intelectual das revistas de arte do século 20. Nessa época, salões e cafés repletos de fumaça e bebidas eram os locais preferidos para estimular o diálogo cultural entre artistas vanguardistas e críticos.
A revista marca um novo capítulo para a casa de moda, que agora está se aventurando no mundo editorial com a ajuda de Paul Olivennes, assumindo os cargos de editor-chefe e diretor criativo. Desde o início de sua carreira como editor, Olivennes encontrou inspiração em periódicos de arte e decidiu criar um almanaque que revivesse a conexão entre os mundos artístico e literário.
“No momento em que a liberdade de expressão de artistas e escritores está cada vez mais restrita por formatos e mídias, queríamos que eles pudessem usar a Magma da forma mais livre e íntima possível”, escreveu no Instagram.
A edição inaugural do Magma apresenta 18 artistas e mais de 80 obras de arte e textos literários, todos inéditos ou criados especificamente para a revista. As diretoras de arte, Helena Kadji e Rocío Ortiz, da Faye and Gina, fizeram uma seleção diversificada de peças, incluindo destaques como as fotografias de Luigi Ghirri acompanhadas por textos do romancista Erri de Luca, além de colagens da artista norueguesa-nigeriana Frida Orupabo e cartas inéditas escritas por René Char.
O curador suíço e diretor artístico das Serpentine Galleries, Hans Ulrich Obrist, autor do prefácio da Magma, explicou que a revista “traz mundos em contato com outros mundos”. O objetivo da publicação é contar uma história ampla por meio de sua curadoria e fluxo, evocando uma era pré-digital em que os empreendimentos criativos recebiam mais do que 140 caracteres de consideração. Nesse espaço, arte e literatura atuam como companheiras e críticas construtivas uma da outra. Em um comunicado, Olivennes descreveu a experiência como “um mergulho na intimidade, no magma criativo, da arte”.
Embora seja produzida por uma casa de moda italiana, a revista foi impressa em francês e inglês. A edição inaugural desta publicação anual possui uma capa dura de tecido e está disponível por 60 euros, em uma tiragem limitada de 2000 cópias.