Cientistas das áreas reprodutiva e ambiental abordam no livro “Contagem Regressiva” o declínio da fertilidade mundial e clamam por um debate franco e desimpedido
Redação Culturize-se
Hoje em dia, um homem tem apenas metade do número de espermatozoides do avô, e a mulher é menos fértil aos 20 anos do que sua avó era aos 35. Esse declínio na fertilidade tem sido observado não apenas em seres humanos, mas também em animais, e está relacionado à presença de produtos químicos tóxicos no meio ambiente. Essa preocupante descoberta é abordada no livro “Contagem Regressiva” (Ed. Alaúde, 288 pgs), escrito pela epidemiologista ambiental e reprodutiva, Shannah H. Swan, e pela especialista em saúde ambiental, Stacey Colino.
O livro explora em detalhes como e por que os produtos químicos tóxicos presentes em alimentos, produtos de higiene pessoal e até mesmo roupas estão afetando a saúde e a continuidade da vida. Segundo as autoras, o problema não reside em algum defeito inerente à evolução do corpo humano ao longo do tempo, mas sim no fato de que os produtos químicos presentes em nosso ambiente e os hábitos de vida pouco saudáveis da sociedade moderna estão desequilibrando nossos hormônios.
Diante dessa situação alarmante, o livro também oferece sugestões sobre como lidar com o problema. Embora seja difícil melhorar os hábitos alimentares e de exercícios físicos em meio a uma vida agitada, as autoras aconselham seguir diretrizes como evitar o cigarro, manter um peso saudável, melhorar a dieta, se manter ativo, controlar o estresse e reduzir a exposição a produtos químicos em casa.
Em resumo, a ameaça à continuidade da humanidade e de todas as espécies está relacionada ao declínio na fertilidade, que tem sido associado aos produtos químicos tóxicos presentes no meio ambiente. O livro “Contagem Regressiva” explora essa questão e oferece orientações para lidar com o problema, como adotar hábitos saudáveis e reduzir a exposição a produtos químicos.
Ficha técnica:
Título: Contagem Regressiva
Editora: Alaúde
Autoras: Shannah H. Swan e Stacey Colino
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Páginas: 288
Preço: R$ 76,90