Search
Close this search box.

Titã na América Latina, Semana da Moda de São Paulo chega à 55ª edição cheia de atributos

A SP Fashion Week é uma plataforma poderosa e alguns números que envolvem o setor dão dimensão de sua crescente representatividade na moda e na cultura

Redação Culturize-se

A 55ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW55) ocorre de 25 a 28 de maio, apresentando as novas coleções de renomados estilistas e jovens talentos da moda brasileira. O evento contará com 41 desfiles, sendo 31 presenciais e 10 fashion films.

Dentre as marcas confirmadas, destacam-se João Pimenta, Isaac Silva e Apartamento 03, juntamente com sete marcas estreantes: Forca, Marina Bitu, Foz, Rafael Caetano, David Lee, Gefferson Vila Nova e The Paradise.

Desfile de João Pimenta na noite de quarta (24) no Teatro Municipal | Foto: Marcelo Soubhia

Um dos momentos mais aguardados será o desfile de estreia da estilista Bruna Cacique, vencedora do concurso Moda & Movimento, que tinha como objetivo selecionar um novo talento para criar o novo uniforme da Localiza, empresa especializada em aluguel de carros.

A abertura da SPFW55 ocorre nesta quinta-feira (25) no Iguatemi São Paulo, sede e patrocinador do evento, onde seis desfiles serão realizados, incluindo o de Patrícia Vieira (12h30) e TA Studios (14h30). No dia 26, o shopping receberá as marcas Apartamento 03 (12h30) e Mnisis (14h30), e no dia 27, Renata Buzzo (12h30) e Marina Bitu (14h30) mostrarão suas criações. Além disso, também haverá desfiles no Komplexo Tempo, na Mooca, com a colaboração do Senac Lapa.

Importância crescente

Também responsável por movimentar a economia em diferentes setores, principalmente do setor têxtil e de confecção, o evento vem gerando novos negócios e oportunidades de trabalho, além de impulsionar o debate sobre temas importantes como sustentabilidade, diversidade e inclusão na moda. 

Segundo uma pesquisa feita pelo Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, “Moda” é a categoria que mais vende na internet. Em 2022, a empresa intermediou mais de 5.8 milhões de produtos do segmento, o equivalente a 24% de share de participação em relação ao total de itens, que foi de mais de 24.8 milhões. Esse número representa mais que o dobro do 2º lugar, que foi para a categoria de Jóias & Relógios, com mais de 2,4 milhões de produtos enviados e 10% do total.

De acordo com especialistas do setor, a SPFW55 é mais que uma oportunidade de trazer assuntos como sustentabilidade e pautas sociais, mas também uma forma de movimentar a cidade e a economia local.

 A ocupação da cidade de São Paulo para as datas também apresenta uma agitação relevante. Levantamento interno da proptech Tabas, especialista em oferecer moradias por assinatura flexíveis em localizações estratégicas, que é responsável pelo gerenciamento de  diversos empreendimentos na capital paulista, a expectativa é atingir 88% de ocupação em edifícios próximos aos locais do evento.

Foto: Pexels

Já segundo o Observatório do Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, o número de pessoas na capital paulista vem crescendo exponencialmente desde o início do ano, com uma média  de 61,47%, oito pontos percentuais a mais se comparado ao mesmo período de 2022 e promete manter o ritmo a partir das atividades oferecidas na cidade.

Em suas últimas edições, a SPFW tem ampliado sua visibilidade ao trazer à tona pautas importantes para a moda, como a valorização das identidades de gênero, o respeito à diversidade étnico-racial e o combate ao trabalho escravo na cadeia produtiva da moda. Essas iniciativas têm sido bem recebidas pelo público que têm participado cada vez mais das atividades e colocado o evento como protagonista na vanguarda da discussão sobre moda e cultura no Brasil.

Deixe um comentário

Posts Recentes