“A Pane”, título do conto do suíço Friedrich Dürrenmat, posteriormente transformado em peça de teatro, não se refere apenas à falha mecânica do Jaguar do protagonista, mas também ao mundo em si, que está cheio de imperfeições, catástrofes, falhas da justiça, culpa e desculpas.
A peça é bastante inusitada, com octogenários juristas aposentados encenando suas antigas ocupações em um jogo de tribunal que envolve um próspero representante comercial. O crime do personagem não importa, já que “crime é algo que sempre se pode encontrar”. A encenação faz o público questionar o conceito de justiça e seus sistemas, bem como um mundo cheio de inocentes com culpa e culpados sem culpa.
A peça estreou em 2021 no Sesc Santana e depois foi apresentada em outros teatros de São Paulo, incluindo uma temporada beneficente em 2023. A peça será reencenada no Teatro Itália, em São Paulo, com direção de Malú Bazán, a partir de 07 de junho, em curta temporada. “A Pane” também foi apresentada em unidades do Sesc no interior de São Paulo e recebeu duas indicações ao prêmio Bibi Ferreira na categoria de melhor ator coadjuvante.
A montagem traz no elenco Antônio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann.
Serviço
A Pane, de Friedrich Dürrenmatt, com direção de Malú Bazán
Local: Teatro Itália Bandeirantes – Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP
Temporada: de 07 de junho a 12 de julho, quartas feiras, às 20 horas.
Ingressos: R$ 60,00
Compras pelo site: https://www.teatroitaliabandeirantes.com.br
Informações: (11) 3131-4262
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 292 lugares