Redação Culturize-se
No próximo sábado, 13 de maio, ocorre a estreia do monólogo “Ninguém” no teatro Centro da Terra, em São Paulo, às 19h. O protagonista da peça é João Ribeiro, um filósofo e paciente esquizofrênico da SIG Residência Terapêutica. Com direção de Lucas George, João irá traçar um paralelo entre suas experiências de vida como uma pessoa diagnosticada com esquizofrenia e a vida e obra do britânico T.E. Lawrence, conhecido como Lawrence da Arábia.
Aos 52 anos, João foi diagnosticado com esquizofrenia aos 19 e, apesar dos desafios enfrentados, mantém uma paixão pela escrita, tendo publicado um livro e alguns artigos. Além disso, ele também gosta de dar palestras, acumulando mais de 30 apresentações. Agora, ele se aventura no teatro, assumindo o papel de ator em sua própria peça.
A estreia do monólogo se dá próxima ao Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia (24/5), um transtorno mental grave que afeta aproximadamente 1,6 milhão de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora seja uma doença séria, ela pode ser controlada com o tratamento adequado, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.