Reinaldo Glioche
O cinema se prepara para uma semana importantíssima com a realização, entre os dias 24 e 27 de abril, da CinemaCon 2023, uma convenção que reúne exibidores, distribuidores e estúdios para confabular sobre o status do cinema enquanto negócio. É nesta feira, também, que os grandes estúdios exibem algumas de suas principais apostas para o restante da temporada, em meio a trailers, entrevistas, painéis e featurettes de bastidores.
Disney, Apple, Amazon, Warner, Sony, Lionsgate, Universal e Paramount são alguns dos estúdios que vão levar novidades para o evento e todos respiram aliviados por que as bilheterias registraram um bom índice nesse 1º trimestre, contrariando as pessimistas previsões da indústria. A rebarba de “Avatar: O Caminho da Água”, lançado no fim de 2022, ajudou, claro, mas sucessos como “John Wick 4” e “Super Mario Bros”, este último um sucesso muito acima das expectativas, ajudaram a devolver o otimismo na indústria.
O que vem por aí
Previsto para estrear no próximo festival de Cannes, a Apple deve exibir o 1º trailer de “Killers of The Flower Moon” no evento e reafirmar seu compromisso com o lançamento em cinema de seus principais filmes. Enquanto a Warner deve dar mais detalhes do seu novo Universo DC sob a batuta de James Gunn, bem como exibir novas cenas de “Flash” e “Aquaman”, que encerram o atual.
A Sony deve levar Jennifer Lawrence para falar da comédia “Que Horas eu te Pego?”, mas as atenções estarão voltadas para “Homem-Aranha – Através do Aranhaverso”. Ambos os filmes estreiam agora em junho. Novidades sobre novos derivados do Aranha devem surgir: “Kraven – O Caçador”, “Venom 3” e “Madame Teia”.
A Universal tem como objetivo hypar ainda mais o novo filme de Christopher Nolan, “Oppenheimer”. O diretor, inclusive, será homenageado no último dia do evento. O 10º “Velozes e Furiosos” e a cinebiografia de Amy Winehouse devem ser outros destaques do estúdio.
A Paramount, por seu turno, vai levar a CinemaCon 2023 suas duas principais franquias contemporâneas: “Transformers” e “Missão Impossível”.