Plataforma tenta se viabilizar como referência no segmento, mas pode repetir erros do passado
Redação Culturize-se
A Netflix sabe da dificuldade do cenário do streaming com competidores qualificados e com muita bala na agulha como Apple e Amazon e tem se dedicado a explorar alternativas para rentabilizar seus acionistas em prescindir da posição de vanguarda que estabeleceu no mercado. É nesse contexto que está inserido a Netflix Games, que segundo Leanne Loombe, chefe do departamento de jogos da plataforma, “quer ser uma editora que desenvolvedores de todo mundo queiram trabalhar”.
É um objetivo ambicioso para um serviço com pouco mais de um ano de lançamento. A gigante do streaming valoriza a iteração; ela segue um modelo de “rastejar, caminhar, correr” como um de seus princípios orientadores. Até o momento, foram lançados 55 jogos, todos títulos móveis, variando de jogos licenciados baseados em programas populares como “Stranger Things” e o programa de namoro “Too Hot to Handle” a propriedades de jogos estabelecidas como Tomb Raider e Kentucky Route Zero.
A empresa também adquiriu desenvolvedores como a Night School Studios, criadora de Oxenfree, e estabeleceu uma divisão interna de desenvolvimento de jogos. “Os jogos são uma das maiores formas de entretenimento”, disse Loombe em uma recente coletiva de imprensa. “Realmente é uma extensão natural para nós incluir jogos nas assinaturas de nossos membros”.
Mas as grandes empresas de tecnologia que têm demonstrado interesse em jogos nos últimos anos, incluindo Google e Amazon, aprenderam da maneira difícil que não é possível simplesmente jogar dinheiro nos jogos e obter recompensas imediatas. Bons jogos são um investimento de tempo e talento. Microsoft, Sony e Nintendo têm um domínio de décadas em um mercado que é, indiscutivelmente, já saturado. Em agosto do ano passado, apenas 1% dos assinantes da Netflix supostamente estavam jogando seus jogos.
Os videogames são mais difíceis de vender do que programas de TV ou filmes, porque você não pode simplesmente relaxar e assisti-los passivamente – você tem que se envolver e interagir. É difícil experimentar jogos rapidamente através da Netflix e alguns jogos não podem realmente ser apreciados sem passar por uma curva de aprendizado. A Netflix está trabalhando em sua própria tecnologia de streaming na nuvem (semelhante ao agora extinto Stadia do Google), mas por enquanto continua focada em um canto específico do mercado de jogos: o mobile.
A Netflix não só enfrenta concorrência de aplicativos móveis como TikTok ou Twitter em relação ao tempo de tela, mas também tem problemas com a descoberta de seus jogos. Os jogos da Netflix só estão disponíveis por meio do aplicativo móvel, o que requer que os assinantes saiam da Netflix, acessem a App Store ou a Play Store e baixem o jogo antes de poderem jogar. Isso não mudará tão cedo, de acordo com Loombe. “Não temos planos completos para compartilhar agora, mas, como você pode imaginar, queremos que os jogos da Netflix sejam jogáveis em todos os dispositivos da Netflix”.
A Netflix planeja lançar mais 40 jogos este ano, e Loombe diz que a empresa tem outros 70 em desenvolvimento com seus parceiros. Os estúdios internos da empresa também estão trabalhando em mais 16 jogos. A Netflix continua a trazer jogos já estabelecidos, incluindo o aclamado pela crítica Monument Valley da Uswo e sua sequência. Ambos os jogos devem ser lançados na Netflix em 2024.
Embora tenha planos de crescimento gradativo e sustentável, a Netflix corre riscos ao adentrar um mercado tão aturdido e precisa entender que as estratégias aplicadas no streaming de séries e filmes, com quantidade em detrimento de qualidade, pode não ser a mais acertada para fazer-se notar nesse novo segmento.