Reinaldo Glioche
Sequência muito comentada e especulada há pelo menos dez anos, no ínterim Ridley Scott rodou os épicos “Êxodo: Deus e Reis” (2014) e “O Último Duelo” (2021), “Gladiador 2” (título provisório) está programado para estrear em novembro de 2024 e marca o retorno do diretor britânico a seu filme mais bem-sucedido na indústria – em uma combinação de prêmios, crítica e bilheteria.
O longa focará em Lucius, filho de Lucilla (Connie Nielsen) e sobrinho de Commodus (Joaquin Phoenix), o imperador de Roma no longa de 2000 que concorreu a 11 Oscars, venceu como melhor filme e catapultou Russell Crowe ao estrelato.
Paul Mescal, indicado ao Oscar este ano por “Aftersun”, viverá o protagonista naquele que será seu primeiro grande filme. Barry Keoghan, outro ator que concorreu à estatueta dourada em 2023, pelo filme “Os Banshees de Inisherin”, também está escalado e, embora não confirmado, deve vier o antagonista. A novidade é Denzel Washington, que trabalhara previamente com Scott em “O Gângster” (2007), que está em negociações para se juntar ao elenco.
O filme que será lançado pela Paramount – o original foi uma coprodução entre Universal e Dreamworks – será o próximo projeto do cineasta depois de “Napoleon”, em que retoma a parceria com Joaquin Phoenix e que será lançado pela Apple no fim do ano. Dessa forma, o inglês terá lançado três filmes de época na sequência, um recorde em uma carreira marcada por longas do gênero.