Edson Aran
Meu amigo Cleyson foi cancelado. A gente está chamando ele de “Cleyselado” só de sacanagem. O Cleyson não sabe exatamente o motivo do cancelamento, pois paga rigorosamente em dia o seu carnê de bom moço na Vila Madalena.
O Cleyson, por exemplo, nunca saiu de índio no carnaval. E como não usa mais a palavra “índio”, ele sequer consegue comprar a fantasia.
“Você tem aquela fantasia que vem com pena?”
“Galinha?”
“Não, aquela outra, que a gente usa junto com tanga…”
“Galinha?”
“Não, aquela outra que usa pena, tanga e não pode mais dizer o nome…”
“Galinha?”
“Ah, desisto… Me vê uma de unicórnio.”
O Cleyson é tão gente boa que, pra evitar problemas com pronomes, foi no LinkedIn e se definiu logo como “Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles”. Ele só manda e-mail escrito “amigues” e nunca se despede com “bjs” ou “abs” para evitar confusões. Prefere “respeitosamente” ou “cordiais saudações”.
O Cleyson é do bem, gente boa e tão sangue bom que não entende como rolou o cancelamento. Ele só descobriu que estava cancelado quando foi à padaria e voltou sem nada.
“Me vê seis pães de queijo, por favor”.
“Desculpa aí, mano, mas você tá cancelado…”
“Eu? Não pode ser. Isso é engano, confere aí…”
“Já conferi: cancelado. Eu não devia nem falar contigo.”
“Mas eu acabei de usar o cartão pra comprar jornal…”
“Ah, deve ser isso então. Todo mundo que lê jornal está tendo problemas de cancelamento. Quem lê jornal e revista, então, aí não tem mais solução. Ferrou, meu irmão…”
É uma pena porque o Cleyson faz coração com as mãos, só escuta MPB e nunca, jamais, em hipótese alguma, votou na direita hidrófoba. Nem ele e nem ninguém da nossa turma, aliás. Mas isso não importa, pois cancelamento é sempre fogo amigo, trama de quinta-coluna ou coisa de X-9. Olha só que curioso: quanto mais direitista, negacionista e terraplanista, menos chance a pessoa tem de ser cancelada, já reparou?
“Você viu a Cássia Kiss rezando com a Regina Duarte pra Jesus trucidar os comunistas? Que ódio! Nunca mais vamos convidá-las pra assembleia do PSOL, combinado?”
Não rola, rola?