Search
Close this search box.

Revolução silenciosa do 5G viabiliza outras revoluções

Pouco mais de seis meses depois de seu lançamento no Brasil, tecnologia segue ensejando otimismo

Por Gabriela Margato

O 5G foi anunciado como a quinta maravilha do mundo, mas a 5ª geração de internet móvel nem bem foi implementada no Brasil e já se começa a falar no 6G. Desde quando foi ativada no País, as primeiras cidades começaram a receber a frequência a partir de julho do ano passado, espera-se avanços práticos em matéria de conectividade. O que de fato mudou e o que se pode esperar no curto e médio prazo?

De acordo com Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung, “o 5G é a tecnologia com o maior alcance, velocidade e estabilidade disponível atualmente, o que abre um mundo de possibilidades em tecnologia, inovação e conexões”, conta.

Um estudo da Ericsson ConsumerLab afirma que 32% das pessoas que consomem o 5G desde que foi lançado, já passam mais de 50% do tempo navegando pela internet. Com isso, 58% dessas mesmas pessoas ainda aumentaram o período de conectividade agora, do que quando usavam apenas o 4G. Ainda de acordo com o estudo, a tendência é de que o consumo aumente ainda mais, chegando a duas horas, por dia, até 2025.

Foto: Unplash

Com isso, um leque de possibilidades se abre com os benefícios do 5G. “Mais rápida, estável e capaz de conectar múltiplos dispositivos. Seus usuários podem aproveitar serviços mais complexos e que exigem alta velocidade de dados na palma de suas mãos”, aponta Citrini.

Vale lembrar, também, que o aumento do tempo em que as pessoas permanecem conectadas passou a aumentar após a chegada da pandemia de Covid-19, onde muitas empresas e escritórios começaram a trabalhar no regime home office. Com isso, o 5G facilitou ainda mais a vida de seus consumidores, além de aprimorar e facilitar o trabalho e, claro, a diversão online.

“A internet 5G é uma rede muito mais veloz e mais estável, e trará avanços como o uso de carros autônomos, cirurgias remotas, cidades inteligentes e outros progressos. Com sua velocidade, estaremos mais conectados para enviar fotos e vídeos em alta qualidade em tempo recorde, assistir a um filme sem atrasos no tempo de carregamento e jogar online de maneira fluida, sem quedas ou perdas de qualidade”, afirma.

Prova disso é o metaverso, que a cada dia se aprimora e usa da velocidade e conectividade do 5G, para que cada vez mais pessoas se interessem pelo assunto e entrem de cabeça nessa novidade. ”O principal objetivo do metaverso é promover uma revolução na forma como as pessoas interagem no mundo virtual. Sem uma conectividade rápida e estável, a experiência dos usuários seria altamente afetada”, completa Renato.

E então… é possível falar em uma revolução do 5G? Citrini afirma que sim. “A conexão abre uma série de possibilidades do ponto de vista da tecnologia e inovação, especialmente para os dispositivos móveis. Neste sentido, esperamos verdadeiras revoluções no ponto de vista de produtos e serviços conectados pela Internet das Coisas, Internet das Habilidades e Internet dos Corpos”, conclui.

Deixe um comentário

Posts Recentes