Search
Close this search box.

A nostalgia não tem futuro

Edson Aran

A nostalgia não tem futuro e, se você pensar bem, nem presente.

Em toda época de rápida transformação é comum olhar para trás e dizer: dá pra parar de empurrar, faz favor? Valeu.

Nostalgia é repetir “bom mesmo era no meu tempo”, o que é um tremendo contrassenso. Seu tempo é o agora, mora? O amanhã é esperança e o ontem é lembrança.

Tem até uma religião, a Igreja da Última Quinta-Feira (The Church of the Last Thursday, pesquise), que acredita que o mundo foi criado na quinta-feira passada. Os quinta-feiristas têm certeza de que a história e a memória, as ruínas e as relíquias, os fósseis e as focas, tudo isso só começou a existir depois de quarta-feira. Antes disso, nem quarta-feira existia. Só tinha um eterno final de semana prolongado emendado com feriado. O mais absoluto nada.

Nostalgia, meu velho, é sentir saudade de coisas que nunca estiveram lá, tipo o borogodó e o je-ne-sais-quoi. Lembra quando você dizia ‘aquela ali, sim, tem o maior borogodó”? Hoje se falar em borogodó dá o maior forrobodó. A velha e boa guerra dos sexos foi subdividida em um sem-número de facções beligerantes, como se fosse a guerra civil na Síria. Lembra da Síria? Foi uma coisa que aconteceu antes da Ucrânia. Lembra da Ucrânia? Lembra da Mauritânia? Lembra do que eu falava antes de começar essa infâmia?

Falávamos de sacanagem, Vânia. Lembra quando só existiam dois sexos? Era chato, né? Pouca opção demais da conta. Sexo é igual tomada no Brasil: tem que ter um montão. Cada vez que você compra um liquidificador precisa arrumar adaptador. E ainda tomar cuidado para não ligar 110 em 220 se não queima. Lembra da corrente alternada? Lembra da corrente pra frente? Lembra do vamos em frente que atrás vem gente? Lembra do Lôxas? Lembra do Sunda? Lembra do Mário? Lembra quando as pessoas se lembravam do Mário?

O passado não é melhor e nem pior, é só uma letra do Belchior. O passado é uma roupa que não nos serve mais. O passado é um outro planeta com Leia de biquíni e Luke maneta. O passado é uma vaga lembrança da mais completa lambança. O melhor do lugar do mundo é aqui e agora. Se não aguenta, senta e chora.

Deixe um comentário

Posts Recentes