Search
Close this search box.

A cozinha nordestina que vai surpreender você

Por Stella Teixeira

A cozinha nordestina é muito mais do que as comidas tradicionais que conhecemos como a carne seca, dadinho de tapioca, baião de dois, mocotó ou carne de sol. A seguir, alguns restaurantes e pratos diferentes que fogem do clichê para você conhecer, experimentar e visitar!

Para indicar alguns pratos, nós entrevistamos Thais Cardozo, engenheira civil, filha de nordestinos e apaixonada por comida nordestina, para saber quais são os pratos que ela faz que dificilmente são encontrados nos restaurantes nordestinos em São Paulo, e que os ingredientes também não são encontrados com facilidade “As iguarias mais difíceis são buchado de bode, munguzá, o sarapatel e o vatapá de frango, além de não encontrar os ingredientes facilmente, não encontro em restaurantes mais comuns”.

Os ingredientes que compõem a buchada de bode, são as entranhas do bode (vísceras, fígado e rins) cozidos no estômago do bode, que é rico em proteína, ferro e minerais. Em São Paulo, algumas pessoas chamam de dobradinha. O munguzá também é um prato diferenciado dos demais, pode ser parecido com a feijoada que conhecemos que contém milho amarelo, feijão-de-corda, com partes do porco, bacon e linguiça. Agora o vatapá de frango é um prato que é mais ‘’simples’’, mas sem perder aquele gostinho apimentado do Nordeste, feito com creme de pão com frango desfiado, milho e bastante pimenta.

A nossa cereja do bolo, vai para um prato chamado de Mar e terra (servido no restaurante Macaxeira), que tem como ingredientes a carne seca, camarão, queijo coalho, catupiry e ervilhas. O sabor é indescritível com a junção dos sabores na boca, ideal para quem está começando a experimentar os sabores da comida nordestina.  “Como indicação para pessoas que são um pouco inseguras ou sensíveis, os pratos com queijo e carne de sol agradam todos os paladares; agora se quiser se arriscar um pouco mais, a buchada, o mungunzá e o sarapatel são opções muito saborosas e bem diferentes”, comenta Thais.

Existem também alguns restaurantes nordestinos em São Paulo que podem ser uma opção no cardápio de comidas nordestinas que citamos. Thais faz algumas considerações: “Restaurantes com essas comidas que mais frequentamos, são o Macaxeira, em Guarulhos, e vamos bastante no centro de tradições nordestinas, que é um lugar que encontramos mais variedades de comidas e restaurantes com os pratos típicos de cada estado do Nordeste”.

Fotos: redes sociais

O restaurante Feijão de Corda, localizado em Guarulhos, é um dos queridos na cidade, que tem no seu cardápio iguarias como Jabá, sarapatel, buchada, virada a baiana, entre outros pratos deliciosos com muita fartura e pimenta.

O Pezinho No Nordeste, também localizado em Guarulhos, top 3 no Tripadvisor, é conhecido pelo seu atendimento acolhedor, comida gostosa, bebidas típicas e muita fartura nos pratos servidos; o cardápio contempla favada, vaca atolada, carne seca com macaxeira, joelho de porco entre outras diversas opções, a casa está sempre cheia. É uma boa pedida para quem quer se deliciar com a comida nordestina.

Agora se você quer conhecer restaurantes maiores, temos duas indicações conhecidas, mas que ainda servem uma boa comida nordestina. O Mocotó , tem cinco unidades, sendo, uma unidade no Shopping D, a unidade Mocotó na Vila Medeiros, Mocotó Café no Mercado de Pinheiros, o Mocotó Guarulhos, o Balaio IMS, dentro do Instituto Moreira Salles e com preços honestos, além do Caboco, restaurante de cozinha brasileira em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.  Os pratos vão desde os conhecidos como dadinhos de tapioca (aperitivo que já faz parte do cardápio de vários restaurantes paulistas), torresmo, até os pratos típicos como baião-de-dois, sarapatel, pirarucu assado e moqueca sertaneja.

O Macaxeira Restaurante & Cachaçaria, também possui cinco unidades, sendo no Tatuapé, Cambuí, Guarulhos, Rudge Ramos e Itaim Bibi é conhecido pelo cardápio amplo, com opções incríveis como cupim atolado, moela, carne de sol na lata, costela suína marinada na cachaça e sarapatel.

Analisando todos os estabelecimentos, podemos notar que existe uma grande diferença de ambientes, valores e públicos, pois como vimos os restaurantes Macaxeira e O Mocotó possuem unidades em diversos lugares, bem como o Feijão de Corda, sendo que o Pézinho do Nordeste é o único estabelecimento que possui apenas a unidade Guarulhos. Uma coisa em comum que podemos notar em todos os restaurantes são alguns dos pratos mais conhecidos como o baião de dois, carne seca com mandioca, dadinho de tapioca e torresmo. Outra coisa a se registrar é o leque de opção de caipirinhas e bebidas que os restaurantes fornecem, isso sem considerar as cachaças regionais.

Falando em diferenças, não tem como deixar de lado o fato das comidas do Macaxeira e O Motocó serem mais refinadas, com pouca quantidade, que visa a beleza do prato sem esquecer, claro, do sabor impecável, enquanto os outros dois, você pode ter certeza que será muito bem servido e, se bobear, um prato serve duas pessoas muito bem.

Agora fica aquela dúvida de por onde começar a se surpreender.

Deixe um comentário

Posts Recentes