Search
Close this search box.

Então, é Natal e você já comprou os presentes?

Aline Viana

Há alguns anos, rolou uma campanha para que se presenteasse as crianças com livros. Penso que a campanha talvez fosse mais ampla e que contemplasse também os adultos, mas, a minha memória não é das melhores. Porém, esta é uma versão que, sem dúvida, me agrada mais e que vem bem a calhar nesta época de Natal

A cada um que for presentear um amigo, dê livros. Aliás, vamos propor livros de presente para as crianças, para os adultos, para as mães, para os amigos e também para os inimigos como diria o Rodrigo Casarin, do podcast Página Cinco

A regra aqui é pegar da criança até a amiga fã de “Cinquenta Tons de Cinza” porque acredito que cada pessoa lerá aquilo que gosta, aquilo que lhe atiça a curiosidade, que lhe inspira, que lhe informa, que lhe diverte. 

Também sou adepta da teoria que cada livro abre uma janela para que outros livros sejam lidos, mais ou menos como um link aqui nessa internet te leva para outro e assim por diante.

Agora, deixemos os entretantos e vamos direto para os finalmentes!

Para crianças até 5 anos

Hoje não quero banana!” – Sylviane Donnio (tradução de Monica Stahel e ilustrações de Dorothée de Monfreid (editora WMF Martins Fontes) | É uma história que aborda um crocodilo criado com um regime vegetariano e que um belo dia decide que não quer mais comer bananas, preferindo comer “crianças”. O livro tem bastante humor e ajuda a criança a elaborar por que comer determinados alimentos em vez de apenas os preferidos.

Para crianças até 8 anos

A caçada” – Guilherme Karsten (editora Harperkids) | O autor é também ilustrador e traz aqui uma proposta divertida, com uma pegada de suspense: todos os animais da floresta estão em polvorosa e parecem fugir de um perigo iminente. O que está acontecendo? Como os animais poderão se salvar? É uma dica certeira para a criança que está ganhando autonomia como leitora.

Para crianças de 10 anos em diante

O serviço de entregas monstruosas” – Jim Anotsu (ilustrações de Felipe Nero Cunha, editora Intrínseca) | Aquela criança que gosta de fantasia, vai se fartar com essa história que foi finalista do prêmio Jabuti 2022 e conquistou o CCXP Awards 2022. Há uma família mágica em plena Belo Horizonte, dragões, fadas e outros seres mágicos convivendo em um universo muito parecido com o nosso, exceto pelos seres mágicos. Há várias referências a outras obras e a fatos históricos, como em um romance à clef infanto-juvenil – não se preocupe, leitor, leitora ou leitore: quem pegar as referências se diverte em dobro, mas quem não capta em uma primeira leitura, também não sai no prejuízo. Da parte desta resenhista, já digo que vale ganhar uma continuação.

Para jovens adultos e fãs de fantasias urbanas

Porém bruxa” – de Carol Chiovatto (editora Suma) | Imagine que na cidade de São Paulo de hoje há uma jovem bruxa responsável por monitorar todos os acontecimentos mágicos da cidade. E que ela precisa impedir que entidades mágicas como deuses gregos e entidades de religiões afro-brasileiras venham a interferir no nosso dia a dia dos humanos . “Até aí, tudo bem”, porém, o caso de uma criança desaparecida embaralha as regras do jogo ao misturar entes do mundo mágico e bandidos da pior espécie. A partir daí, Ísis terá que juntar forças com a polícia, enfrentar traumas do passado e enfrentar o Corredor (seu superior no mundo mágico).

Para as fãs de “50 Tons de Cinza” e “365 Dias”

Pecadora” – de Nana Pauvolih (editora Essência) | Como nas minhas escolhas anteriores, essa obra também traz para o cenário brasileiro um gênero bastante em alta, o de romances eróticos. Aqui uma jovem mulher evangélica começa a questionar sua própria sexualidade e seus valores ao apaixonar-se à primeira vista pelo patrão do marido, um homem conhecido pela sua fama de “pegador”. Ao contrário de muitas obras do gênero, os personagens são bem-desenvolvidos e não há uma cascata de clichês, sem com isso se tornar uma obra maçante. Quem gosta da fórmula de “inimigos que se tornam apaixonados”, vai se deliciar com toda luxúria a que se tem direito nas mais de 380 páginas da obra.

Para quem gosta de política

Lula – volume 1 biografia” – Fernando de Morais (Companhia das Letras) | Se você já quis ser uma mosquinha para acompanhar as discussões mais cabeludas da política brasileira, Fernando de Morais é o seu autor. Aqui ele fez dezenas de entrevistas para recompor a vida de Luiz Inácio Lula da Silva, que começará seu terceiro mandato como presidente a partir de janeiro próximo. Como já demonstrado em obras anteriores, o autor sabe compor uma narrativa com maestria e traz detalhes que aproximam o homem público do leitor comum. Falta, porém, na visão desta resenhista, um certo distanciamento ao autor, de modo que sua obra também pudesse chegar àqueles que não são tão fãs do personagem título como ele. 

Para quem já leu e releu todos os livros da Agatha Christie

O clube do crime das quintas-feiras” – de Richard Osmond (editora Intrínseca) | Em vez de uma Miss Marple ou de Hercule Poirot, somos apresentados a um quarteto de idosos que busca espantar o tédio resolvendo crimes não-solucionados pela polícia. O grupo é bem heterogêneo e conta com uma ex-espiã, um psiquiatra aposentado, uma dona de casa e um ex-líder sindical. Nesta primeira obra, Osmond coloca os personagens cara a cara com um crime real e também providencia coadjuvantes certeiros, como uma dupla de policiais que acaba tendo que trocar figurinhas com os nossos adoráveis velhinhos.

Deixe um comentário

Posts Recentes